Franca, 21 de Novembro de 2017

07/10/2016 - “Eterna é a sua misericórdia” (Sl 117,1)

A Igreja celebra no mês de outubro as missões.  Convido o nosso leitor a refletir e a rezar essa dimensão fundamental na evangelização.
Evangelizar é uma palavra chave que resume toda ação de Jesus Cristo. Ele é o messias, o Filho de Deus amado, o enviado do Pai, o servo e o mensageiro de Deus, anunciador do Reino.
Jesus enviou os discípulos: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho, e do Espírito Santo. Ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28,16-20).
Na pessoa dos apóstolos, Jesus envia toda a Igreja a evangelizar. Ela continua a missão de Jesus. Evangelizar constitui a vocação própria da Igreja. É parte integrante da sua identidade. Ela deve experimentar sempre “a alegria de ser discípula missionária” (DGAE, 1). A Igreja é enviada pelo seu fundador a todos os povos, como sacramento de salvação.
O Papa Francisco tem insistido numa Igreja “em saída missionária”. Esta é a sua natureza.
Somos discípulos missionários de Jesus Cristo. Ser discípulo é entrar em comunhão com o Senhor. Sem esta experiência ficamos às escuras sobre a sua Pessoa e sobre nós mesmos. Somos também missionários, chamados a dar testemunho do Senhor e do seu Evangelho.
Consagração e apostolado, amizade com o Senhor e serviço marcam a nossa vida cristã. A vida espiritual brota da identificação com Cristo em seu ser e em sua missão apostólica.
Na mensagem para o Dia Mundial das Missões de 2016, o Santo Padre trata da Igreja missionária, testemunha de misericórdia. “Somos convidados a sair, como discípulos missionários, pondo cada um a render os seus talentos, a sua criatividade, a sua sabedoria e experiência para levar a mensagem da ternura e compaixão de Deus à família humana inteira”, diz o Papa.
Devemos cuidar da casa comum: esta é nossa missão.
“Ó Pai de misericórdia, que criaste o mundo e o confiaste aos seres humanos. Guia-nos com teu Espírito para que, como igreja missionária de Jesus, cuidemos da Casa Comum com responsabilidade.
Maria, Mãe Protetora, inspira-nos nessa missão. Amém (Oração da Campanha Missionária 2016).

Dom Paulo Roberto Beloto,  Bispo de Franca – SP.