Franca, 20 de Abril de 2018

14/02/2018 - “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8)

QUARESMA 2018

Caros irmãos e irmãs,
Paz e bem!

“Convertei-vos e crede no Evangelho” (Mc 1,15). Iniciamos mais um retiro quaresmal, acolhendo este apelo de Jesus, reconhecendo a nossa condição de pecadores e a necessidade que temos de conversão. Na liturgia de quarta-feira de cinzas pedimos ao Pai celeste a graça de sua bênção, para que prosseguindo na observância da Quaresma, possamos celebrar de coração purificado o mistério pascal de Jesus Cristo.

Que bom seguir este itinerário de penitência, em preparação à Páscoa, quando cantaremos a ressurreição de Cristo, fonte de nossa esperança.

Inspirada no Evangelho (Mt 6,2.5.16), a Igreja indica três práticas quaresmais, que nos colocam em comunhão com os irmãos (esmola), com Deus (oração) e conosco mesmo e com a natureza (jejum). Que sejam vividas com generosidade, intimidade e humildade.

Deus nos concede a graça. Da nossa parte, exercitamos na ascese, e nos apegamos às armas espirituais para lutar contra nosso egoísmo, mediocridade e apegos desordenadas.

O Senhor nos quer no caminho da santidade, pois pelo Batismo nos tornamos criaturas novas, somos seus filhos e filhas, templos do Espírito Santo.

Quaresma e Campanha da Fraternidade: Somos chamados a “construir a fraternidade, promovendo a cultura da paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência” (Objetivo Geral da CF 2018). Acolhamos os apelos da Campanha e as sugestões de atividades.

A Igreja nos convida a um gesto concreto de fraternidade e partilha, que é a Coleta da Solidariedade, realizada no Domingo de Ramos, dia 25 de março. Do total arrecadado das coletas, realizadas nas celebrações deste Domingo, em nossas paróquias e comunidades, recolhido na Cúria, a Diocese envia 40% ao Fundo Nacional de Solidariedade, gerido pela CNBB. A outra parte, 60%, é destinada à Cáritas Diocesana, e aplicada nas obras sociais.

Louvamos e agrademos a Deus, nosso Pai, por seu infinito amor e por ter “enviado Jesus, seu “Filho amado, nosso irmão”. “Ele veio trazer paz e fraternidade à terra e, cheio de ternura e compaixão, sempre viveu relações repletas de perdão e misericórdia”. Que o Espírito Santo, derramado sobre cada um de nós, nos ajude na construção de “uma sociedade justa e sem violência, para que, no mundo inteiro, cresça “o Reino de liberdade, verdade e de paz” (Oração da CF 2018). Uma santa Quaresma, para todos!

Dom Paulo Roberto Beloto,
Bispo de Franca – SP.