Franca, 21 de Novembro de 2017

02/12/2015 - “O Senhor me ungiu e me enviou para anunciar o ano da Graça” (cf. Lc 4,18-19).

No dia 12 de junho de 20>
Foi formada de uma equipe diocesana. Suas funções: pensar, organizar encaminhar as Missões; definir o tema e o lema; preparar os subsídios; assessorar os encontros de formação dos missionários nas paróquias.
Outro passo importante foi a formação de equipes paroquiais que encaminharam as atividades nas paróquias e comunidades. Como estamos realizando as Missões utilizando os nossos próprios recursos, foi essencial a preparação dos missionários das paróquias e comunidades, principalmente para o trabalho de visitas às famílias.
Para as Semanas das Missões, foram formadas as pessoas mais experientes, capazes de coordenar, presidir uma celebração e fazer palestras.
Também foram preparados os agentes que coordenaram e realizaram os encontros de orações nas famílias.
Os subsídios ajudaram muito nesse trabalho forte de evangelização.
Manual de Orientações para a equipe paroquial e os visitadores: material que contém um conteúdo teológico, bíblico e espiritual sobre as Missões; orientações sobre a visitação e a programação.
Roteiro com a bênção das casas: subsídio simples, mas muito importante, pois traz orientações e sugestões para a bênção das casas durante as visitas.
Celebrações nas famílias. Durante o período das visitas, os grupos de famílias recitaram o Rosário, criando um clima forte de oração e envolvimento das pessoas nas Missões.
Esses foram os subsídios mais importantes.
Uma das atividades das Missões foram as visitas às famílias. É uma prática de valorização e reconhecimento do outro. Têm o seu fundamento nas visitas que Deus fez ao seu povo. Elas são expressões de amor e de compromisso.
Outra atividade das Missões: são os tempos fortes de formação e celebração. A programação das Semanas missionárias tiveram diversas atividades: noites de formação, com temas específicos; celebrações; recitação do Rosário; missa sertaneja; Horas Santas.
Damos graças a Deus pelas Missões Populares em nossa diocese.
Pedimos que Maria, Nossa Senhora da Imaculada Conceição continue intercedendo por ossa diocese, por todos os missionários e nossas famílias.

Dom Paulo Roberto Beloto,
Bispo de Franca - SP.