Franca, 22 de Março de 2019

Diocese de Franca

CNBB - Regional Sul 1

Voltar

18/12/2018 - 4º Domingo do Advento - 2018


O 4º Domingo do Advento é conhecido como o domingo de Maria. Trata da obediência. Aprendemos esta virtude com nossa Mãe.A obediência é expressão da vontade do Pai. Obedecer é acolher a vontade do Senhor.

Jesus é o modelo de obediência e fidelidade. Toda a sua vida foi um ato de obediência. A sua obediência consiste em fazer a vontade do Pai (Jo 5,30; 6,38; 7,16-17; 8,29; Fl 2,8; Hb 5,8; 10,5.7). “Meu alimento é a vontade do Pai; é fazer a vontade daquele que me enviou e completar a sua obra” (Jo 4,34). A vontade do Pai é a realização do Reino, a salvação dos seus filhos (Jo 6,39). A obediência de Jesus é entendida dentro do plano da salvação.

A liberdade de Jesus é inseparável da sua obediência. Ela consiste em corresponder ao amor do Pai. Ele é livre por cumprir inteiramente à vontade do Pai.

A obediência de Jesus era objeto de sua oração. Através dela procurava entrar em comunhão com a vontade de Deus.

Jesus fez-se servo e obediente até à paixão e morte de cruz (Mc 14,36; Fl 2,8). Ele deu-nos exemplo de entrega total. A sua obediência era confiar plenamente no Pai e entregar-se serenamente em suas mãos.

Jesus foi atendido por Deus por causa de sua entrega (Hb 5,7). A ressurreição é o coroamento de sua obediência e entrega total.Paulo nos diz que Jesus abriu as portas da salvação por meio da sua obediência: por ela somos justificados (Rm 5,19). Agora, a nossa obediência tem razão de ser em Jesus.

Maria fez a vontade de Deus assumindo a condição de serva (Lc 1,38). O seu sim é uma atitude de obediência e de colaboração ativa à iniciativa divina. Ela não tinha outra vontade que não a do seu Deus.

No Pai nosso rezamos: “Seja feita a vossa vontade assim na terra como no céu”.

Da contemplação do mistério de Jesus Cristo, o Filho obediente em tudo, e da intercessão de Maria, nasce a obediência dos discípulos.A obediência cristã consiste em fazer a vontade de Deus, isto é, fazer o que lhe agrada. É um ato de fé em Deus.

Qual é a vontade de Deus para a nossa vida? Discernir esta vontade, eis a nossa vocação. Discernir a vontade de Deus é buscar, entre tantos apelos, quais os que provêm do Espírito e quais são os que a ele se opõem. A vontade de Deus é o que melhor pode acontecer nas nossas vidas. Ela coincide com aquilo que há mais de profundo e autêntico em nós. A sua vontade está em harmonia com os nossos dons. Ser obediente a Ele, fazendo a sua vontade em todas as coisas, é fonte de integração pessoal em todas as suas dimensões.

Deus quer a nossa identidade e autenticidade. Para captarmos a sua vontade, precisamos cultivar atitudes de obediência e escuta. O discernimento deve ser feito em clima de oração, liberdade e obediência.

A vontade do Pai é a que se manifesta através dos mandamentos. É a nossa salvação, a nossa vida, a prática do amor e da justiça, a nossa reconciliação em Cristo, a nossa santificação, a alegria do Reino. Viver a obediência é acolher a graça de levar adiante o plano de amor de Deus por nós. Somos responsáveis pela sua vontade. Unidos a Jesus e com a força do seu Espírito podemos realizar esta incumbência.

A obediência é uma virtude que nos torna muito gratos a Deus. Ela acontece por amor: tanto da que se deve a Deus e aos seus mandamentos, da que se deve à Igreja.


Dom Paulo Roberto Beloto,

Bispo Diocesano.