Franca, 22 de Março de 2019

Diocese de Franca

CNBB - Regional Sul 1

Voltar

07/01/2019 - Epifania do Senhor - 2019


O termo epifania vem da língua grega e significa aparição, manifestação ou revelação. Para a fé cristã, é a manifestação ou revelação de Deus, em Jesus Cristo.

Na liturgia, é uma festa que celebra o fim do tempo natalino, com a manifestação de Jesus a todos os povos, simbolizada nos magos do Oriente. Na tradição popular, é uma festa conhecida como dos santos reis.Celebramos na Epifania a revelação da bondade de Deus que quer salvar e redimir todos os povos. Jesus é apresentado com o caminho da salvação.

As Sagradas Escrituras apresentam várias imagens e títulos para falar de Jesus. A solenidade da Epifania destaca a imagem da luz. Rezamos depois da comunhão: “Ó Deus, guia-nos sempre e por toda parte com a vossa luz celeste”.

A imagem da luz é familiar na Bíblia. É quase sinônimo de vida. É a primeira coisa que Deus criou (Gn 1,3). A Palavra de Deus é identificada com a luz (Sl 119,105). Assim como a justiça (Pr 4,18). Também a cidade Jerusalém é lugar de luz (Is 60,1.3). Sua luz é a glória de Deus e sua lâmpada é o Cordeiro (Ap 21,23).

Deus é luz e salvação que nos liberta do medo (Sl 27,1). É luz e nele não há trevas (1 Jo 1,5). Identificar Deus como luz, significa que sua essência é o amor, a santidade e a verdade.

Jesus é a luz do mundo que ilumina a vida dos seres humanos (Jo 1,9; 3,19; 8,12; 9,5 12, 35-36. 46; Mt 4,16). Jesus como luz revela o Pai, comunica a vida de Deus, o sentido de nossa vida e da existência do mundo. Jesus é luz enquanto comunica o amor, a verdade e a salvação.A luz clareia, ilumina, revela as coisas, ajuda a discernir.

“Vós sois a luz do mundo” (Mt 5,14), diz Jesus.


Dom Paulo Roberto Beloto,

Bispo diocesano.