Franca, 19 de Setembro de 2018

A Semana Social Continua 24/07/2018

Na terça-feira, dia 24 de julho, houve a 2ª noite da Semana Social da Diocese de Franca, que teve apresentação cultural com Don Antena (músico) e do Grupo de Teatro "Projeto Vida", ligado ao Setor Juventude da Paróquia Capelinha.
Logo após, houve as exposições do tema da terça-feira, que foi sobre "Os moradores de rua e a Justiça Social". O primeiro palestrante foi o Padre Ovídio da Pastoral do Menor e da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que abordou o tema, trazendo fundamentos bíblicos de atendimento aos pobres e necessitados, citações da Doutrina Social da Igreja. Posteriormente, houve a palestra da Elisângela Oliveira, coordenadora da Casa Abrigo Provisório Municipal São Giuseppe Moscati, que abordou a legislação e regulamentação do funcionamento da Casa Abrigo. E posteriormente., houve a palestra do Secretário Municipal da Ação Social de Franca,Vanderlei Martins Tristão, que abordou sobre as políticas públicas municipais de Franca a respeito dos moradores de rua. Houve, também, exposição, do Promotor de Justiça Dr. Paulo Borges, a respeito da temática dos moradores de rua, enfatizando a fundamentação constitucional da dignidade da pessoa humana que se deve focar as políticas públicas.
No final, houve exposição da Pastoral do Menor da Diocese de Franca, do NAREV (Núcleo de Apoio de Recuperação da Vida) e das CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Diocese de Franca.E o Frei José Carlos deu a benção final na segunda noite.
Na quarta-feira, dia 25 de julho, houve a 3ª noite da Semana Social da Diocese de Franca, que teve como apresentação cultural com o Cordal da Comunidade Eclesial de Base São Mateus da Paróquia Capelinha, e logo após abordou o tema "As Eleições e o Combate a Corrupção Eleitoral"
O palestrante da noite foi Dr. Celso Berardo, Juiz Eleitoral aposentado, que abordou a parte histórica e constitucional da evolução das eleições no Brasil e divulgou a cartilha "Os Cristãos e as eleições de 2018" da Arquidiocese de Curitiba, aprovada pela CNBB, de como se posicionar a respeito de candidatos e partidos políticos nas questões sobre corrupção, propostas e análise antecedente de como fazer a escolha mais consciente e viável possível.
Depois, houve a exposição do assessor executivo do Observatório Social do Brasil em Franca, Renato Figueiredo Galante, a respeito das 70 medidas contra a corrupção. E, no final, houve a exposição do presidente da UDECIF (União da Defesa da Cidadania de Franca) Sidney Elias a respeito da experiência da entidade em fiscalização e cobrança dos políticos de Franca, tanto no Poder Executivo e no Poder Legislativo para evitar desvios, abusos e ações de corrupção ou desmando.
Dom Paulo, na terceira noite, estava presente na Semana Social, que fez a oração inicial invocando o Espírito Santo, e a oração final com la música "Pai Nosso dos mártires".

Fonte: Conselho Diocesano de Leigos de Franca

Páginas: