Franca, 13 de Novembro de 2018

40° Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB 22/10/2018

Entre os dias 19 e 21 de Outubro de 2018 aconteceu em Itaici, no município de Indaiatuba-SP a 40° Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB. A Diocese de Franca esteve presente com sua comissão, composta pelo Bispo Diocesano: Dom Paulo Roberto Beloto, do Coordenador Diocesano de Pastoral: Padre Valdomiro José de Souza, do Assessor Diocesano do Setor Juventude: Padre Raphael Romão e do Jovem Pedro Paulo: membro da Coordenação Diocesana do Setor Juventude. A Assembleia adveio em comunhão com o XV Sínodo dos Bispos sobre a juventude, que acontece em Roma com o tema: "Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.

A abertura da Assembleia deu-se na Oração da Hora média com a acolhida do Presidente do Regional Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo da Diocese de Mogi das Cruzes. Na tarde do dia 19, a Assembleia contou com a riquíssima assessoria do Pe. Antônio Ramos do Prado, SDB, assessor nacional da Comissão Episcopal para a Juventude da CNBB, em que apresentou a contribuição da juventude brasileira para o instrumento de trabalho sinodal e as etapas de realização do Sínodo. “A juventude é um tempo de santidade, ela acontece no cotidiano da vida”, concluiu o Pe. Toninho. A Santa Missa foi presidida por Dom Antônio Emídio Vilar, bispo referencial do Regional para a Juventude e ordinário local da Igreja Particular de São João da Boa Vista. O segundo dia da Assembleia iniciou com a Santa Missa presidida pelo Arcebispo Metropolitano de São Paulo, o Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer. Após o café tivemos uma explanação realizada pelo Pe. Reginaldo Martins da Silva, assessor do Setor Juventude do Regional sobre o Painel das Juventudes que contou com representantes da Pastoral da Juventude (PJ), do Ministério Jovem da Renovação Carismática Católica (RCC), das Novas Comunidades, dos Jovens Conectados, do Movimento Focolares, da Milícia da Imaculada, de Grupos de Jovens e participantes da preparação do XV Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos sobre a juventude. No período da tarde, o Pe. Toninho fez outra exposição sobre o Projeto “Ide!”, para o triênio 2018-2020, com o objetivo de dar continuidade às iniciativas do Rota 300. “O ‘Ide!’ pretende desenvolver os eixos da Missão, Formação e Estruturas de Acompanhamento, e ainda, a Ecologia e Políticas Públicas.

Depois do cafézinho tivemos a presença marcante de Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo da Diocese de Pemba em Moçambique, que nos apresentou Pemba como terra de missão numa dimensão de cooperação intereclesial. E a seguir, Dom José Bertanha reforçou que somos discípulos missionários. O terceiro e último dia, iniciamos com a Santa Missa, presidida por Dom Pedro Luiz Stringhini e logo após o café contamos com a presença jovem do Padre Joãozinho, SCJ, que nos levou a refletir sobre evangelização da juventude. A Assembleia também contou com momentos culturais apresentados pelos jovens e workshops sobre as realidades juvenis. Terminamos a Assembleia rezando e nos comprometendo em viver na Diocese tudo que experimentamos nos dias passados em Itaici. Pe. Raphael Romão Assessor Diocesano do Setor Juventude

Páginas: