Franca, 19 de Agosto de 2019

IV Encontro Estadual de Assessores e Coordenadores da Pascom Diocesana. 10/04/2019

Coordenadores e Assessores Diocesanos da Pastoral da Comunicação (Pascom) das arquidioceses e dioceses do Regional Sul 1 da CNBB estiveram reunidos no último sábado (6/4), no Centro Diocesano de Limeira/SP, para o seu IV Encontro Estadual. O evento abordou a importância do Plano Pastoral da Comunicação com a partilha da experiência da Diocese de Guarulhos.

A diocese de Franca (sub-região RP1), foi representada por Pe Ferdinando Rúbio, assessor diocesano, e equipe de coordenação.

Após a oração inicial, D. Vilson Dias de Oliveira, bispo diocesano de Limeira e Referencial da Pascom no Regional Sul 1, fez a acolhida aos participantes reconhecendo o momento como um “encontro entre irmãos, de formação, de partilha de experiências de fé e de trabalhos que enriquecem a vida da nossa Igreja na pluralidade de dons e carismas como frutos do Espírito Santo que nos conduz”. Em sua mensagem, incentivou a todos a elaborarem o Plano Pastoral de acordo com a realidade da sua diocese e que “continuem comunicando a Palavra de Deus e os ensinamentos da Igreja para a construção de um mundo mais humano e fraterno”.

Pe. Marcos Vinícius Clementino – coordenador da Pascom no Regional Sul 1, apresentou a logomarca oficial da Pastoral e depois refletiu sobre o Plano Pastoral da Comunicação, dando relevância fundamental ao trabalho de articulação, um dos pilares da Pastoral.

Pe Marcos colocou em destaque documentos clássicos da Comunicação, como o decreto Inter Mirifica, o Estudo 75 CNBB – Igreja e comunicação – Rumo ao Novo Milênio, o Diretório de Comunicação, além da mensagem do Papa Francisco para o 53º Dia Mundial das Comunicações, e o Guia de Implantação da Pastoral, lançado em 2018. Motivou à participação nos Encontros Nacional e Estadual, que serão realizados em Goiânia e Caraguatatuba, respectivamente. Por fim, fez uma partilha de implantação da Pascom na Diocese de Guarulhos, a qual assessora.

Constou também da proposta do Encontro, um momento para troca de experiências onde os participantes se reuniram em grupo divididos por sub-regiões.

O momento de oração marcou o final do Encontro.

Páginas: