Franca, 13 de Outubro de 2019

Jornada Diocesana: A festa da juventude! 07/07/2019

Aconteceu no último dia 07 de julho de 2019, com o tema “Eis aqui a Serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra. ”, mais uma edição da Jornada Diocesana da Juventude, em nossa diocese Francopolitana! O evento, que já é tradição em nossa diocese, assim também como, é um convite salutar de Sua Santidade, o Papa, para que os jovens celebrem tal dia com singular alegria, reuniu mais de 2700 jovens, de diferentes realidades da nossa diocese.

Realizada pelo Setor Juventude Diocesano, que conta com um Conselho Diocesano de Juventude composto por jovens de diferentes realidades da Diocese, a jornada Diocesana da Juventude é um momento de unidade e diversidade, todas as realidades diocesanas que trabalham na evangelização da juventude participam, com um só objetivo, o de mostrar o rosto jovem de Cristo. É uma verdadeira manifestação de alegria e unidade.

A jornada teve início as 8h da manhã, na praça da paroquia Santa Monica, onde os jovens se reuniram e em seguida saíram, em peregrinação pelas imediações, na caminhada os jovens imitam o povo de Deus pela história, que anunciam o amor do próprio Deus aos demais com a sua vida e o seu jeito jovem, na peregrinação seguiam, carregado pelos jovens, os símbolos da Jornada, a Cruz de Cristo e o Ícone de Nossa Senhora, mostrando que nessa mesma caminhada, no anuncio, estamos com Cristo, carregando as nossas cruzes, sob o olhar e a presença maternal da Santíssima Virgem Maria.

A peregrinação encerrou na comunidade Cenáculo, onde lá aconteceram, no decorrer do dia, catequeses, apresentações culturais, teatrais, muita música e animação, envolvendo todas as realidades juvenis diocesanas.

As 15h o evento teve seu ápice, a Celebração Eucarística, presidida por vossa excelência reverendíssima , nosso Bispo dom Paulo Roberto Beloto , com a presença também de padres, diáconos e seminaristas diocesanos. Com muita alegria, Dom Paulo instruiu e catequisou os jovens com uma palavra de amor e animo, baseando-se no evangelho do Dia que convidava a cada jovem ali presente a testemunhar o amor de Cristo em todos os âmbitos da vida, nas escolas, faculdades, trabalho, lazer, família. Dom Paulo, enfatizou que todos ali presentes, estavam a convite de Cristo, que nos atrai muito mais que os acontecimentos mundanos, e nos coloca em unidade para viver o real motivo de nossa existência: O amor a Deus e ao próximo, pelo serviço e pela evangelização. “Todos nós, aqui presentes, fomos chamados por Deus, a estarmos aqui, vale a pena abrir mão dos acontecimentos mundanos para estarmos pertos de Cristo”, ressaltou Dom Paulo.

Ao final da Celebração Eucarística, foi anunciada, pelo nosso Assessor Diocesano da Juventude, Padre Raphael Romão, a sede da próxima Jornada Diocesana, no ano de 2020, será realizada na paroquia São Joaquim e Sant’Ana, em São Joaquim da Barra. O setor juventude Diocesano se alegra em viver e mostrar que vale a pena ser jovem, que vale a pena dizer sim ao chamado de Deus para viver em unidade e anunciar as grandes maravilhas que, em toda nossa vida Deus tem feito conosco. Vale a pena dizer “Eis-me aqui”, é Cristo que nos chama, nos envia e está sempre conosco.

Ate 2020!

Páginas: