Franca, 15 de Setembro de 2019

Missões Populares 2019 30/07/2019

Neste mês de julho, de 14 a 21, tivemos a alegria em nossa Diocese, da realização das Missões Populares com os seminaristas diocesanos (propedêutico, filosofia e teologia), na Paróquia Santa Rita de Cássia, na cidade de Sales Oliveira-SP.

Nesses dias, os seminaristas fizeram visitas com orientação do Pároco Pe. Welington Eustáquio, o hospital, a creche, nas casas dos enfermos, nos pontos de comércio, e em algumas casas de bairros mais afastados com ajuda de leigos da paróquia.

Segundo o seminarista Lucas Procópio do 1° ano de Filosofia, a missão foi uma experiência do evangelho: “As Missões para mim foram de grande importância, pois pude fazer a experiência do Evangelho, de fazer-me o próximo dos outros, especialmente dos enfermos e dos idosos, a quem demos atenção especial, e em quem podemos ver o Cristo sofredor”. E concluiu que essa doação intensificou a vocação de amar e servir: “As Missões nos lembram de maneira especial que a minha vocação é amar e servir, e ir ao encontro dos irmãos sempre”.

Nesses dias, os seminaristas ficaram hospedados nas casas dos paroquianos, o que para eles foi uma experiência positiva, que cria vínculos fraternos que colaboram para a formação sacerdotal. Segundo o seminarista do propedêutico Igor Mizuguchi de Sousa: “A experiência de ser acolhido em uma família de paroquianos foi espetacular. Todo carinho, atenção, cuidados, foi de uma forma tão intensa para que me sentisse bem. O contato também com a família foi constante, o que como consequência, criou um vínculo de amizade”.

E no encerramento das missões, tivemos a graça de presenciar um testemunho vocacional, pois dois seminaristas do 1° de Teologia, Fabrício Henrique e Crisley Hander receberam a admissão às ordens sacras na missa de encerramento na Capela Nossa Senhora Aparecida, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Paulo Roberto Beloto. Para Fabrício Henrique de Souza, um dos seminaristas que recebeu o admissio “é um passo simples, porém, muito importante para minha caminhada vocacional. Ser oficialmente admitido como um candidato às ordens sagradas é uma grande confirmação do chamado que Deus me fez. E desde já, assumo mais intensamente as condições para viver esse bom propósito!”

Portanto, temos que agradecer a Deus, ao nosso Bispo Diocesano juntamente com a equipe formativa e à paróquia de Sales de Oliveira pela acolhida e disponibilidade, pois vivenciamos um pouco daquilo que o Papa Francisco está pedindo: “uma Igreja em saída”.

Adriano Ramos – Seminarista do 3° ano de Teologia.

Páginas: