Franca, 13 de Outubro de 2019

CONSELHO DE LEIGOS DA DIOCESE DE FRANCA REALIZA SEU PRIMEIRO ENCONTRO JUVENIL 11/08/2019

Em sintonia com Sínodo dos Bispos Brasil, realizado em outubro de 2018, que trouxe o tema “Juventude: os jovens, a fé e o discernimento vocacional”, o Conselho Diocesano de Leigos de Franca realizou dos dias 9 a 11 de agosto de 2019, o I Encontro Juvenil do Conselho de Leigos da Diocese de Franca, com o tema: “Serás libertado pelo direito e pela justiça” e lema: “Juventude em saída” na Casa de Formação do Mosteiro de Claraval (MG).

No dia 9 de agosto, houve a acolhida do encontro, encaminhamento para a plenária, e foi realizada a apresentação dos jovens participantes.

No dia 10 de agosto, houve quatro momentos de palestras. A primeira palestra foi proferida pelo escritor e palestrante Doni Ferreira, o qual desenvolveu o tema sobre “O sentido de vida para o jovem”, fazendo um primeiro momento de sensibilização do encontro. Logo, após a segunda palestra foi sobre o tema do encontro “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, em consonância com o tema da Campanha da Fraternidade deste ano - “Fraternidade e Políticas Públicas” – proferida pela advogada e mestranda em desenvolvimento social pela UniFACEF Dra. Cristiany de Castro, a qual trouxe conceitos sobre direito, Estado, cidadania, políticas públicas e participação.

À tarde de sábado, por volta das 13h30, o grupo de teatro “Projeto Vida” fez uma apresentação descontraída com os jovens do encontro e apresentação do Padre Mateus sobre os trabalhos do Mosteiro de Claraval.

Logo em seguida, houve a palestra do professor mestre, advogado e presidente do Conselho Diocesano de Leigos, Lúcio Rangel Alves Ortiz, que abordou o tema “O engajamento do jovem na Igreja e na sociedade”, que trouxe questões de como o jovem se vê, que tipos de jovens existem na sociedade e como se descobre como pessoa, em família, na comunidade e na sociedade, descobrindo na Igreja o seguimento na pessoa de Jesus Cristo, como modelo de vida, no sentido de ajudar a próximo e praticar uma fé verdadeira e consciente, deixando-se impulsionar pelo Espírito Santo na sua participação nos grupos de jovens da Igreja. Abordou-se o Documento nº 85 da CNBB “Evangelização da Juventude: desafios e perspectivas”, que traz elementos da realidade dos jovens, um olhar de fé a partir de Deus pela Palavra (Bíblia) e pela Igreja (Magistério e Doutrina) e linhas de ação de evangelização (personalização, integração, teológico-pastoral, conscientização-participação e metodológica). Explicou-se os processos de fases de amadurecimento da fé nos grupos de jovens pela convocação, nucleação, iniciação e militância.

E no final do período da tarde, o coordenador da Pastoral da Sobriedade da Diocese de Franca e conselheiro diocesano do laicato de Franca, Sr. Chafic Assis explanou sobre “Políticas Públicas e prevenção contra as drogas”, o qual mencionou os trabalhos de parcerias com entidades para fazer trabalho de prevenção em relação as drogas, como o COMAD (Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas), Fórum Médico, Comunidades Terapêuticas e Ministério Público para auxiliar jovens vulneráveis.

Às 17 horas do sábado, houve uma Missa Especial com o Bispo Dom Paulo Roberto Beloto, que abordou a liturgia do 19º Domingo Comum em consonância com o encontro dos jovens em Claraval. À noite, às 20 horas, houve o teatro sobre a questão das drogas com o grupo “Projeto Vida”, e às 21 horas, o Luau entre os jovens do encontro.

No domingo, dia 11 de agosto, houve a apresentação do vice coordenador do Setor da Juventude da Diocese de Franca, Pedro Paulo, o qual falou do trabalho de integração das realidades juvenis e momentos marcantes na diocese, como a Jornada Diocesana da Juventude e Dia Nacional da Juventude. Logo após, houve a apresentação da Irmã Maria da Graça das Irmãs Cistercienses, a qual explanou o trabalho social da sua congregação e com os jovens, principalmente, na questão de discernimento vocacional. Em seguida, o secretário geral do Conselho Diocesano de Leigos Franca e advogado Jorge Martins explanou sobre a importância dos jovens na dinâmica da Igreja e na vida em sociedade. A Professora Dalva, também, falou sobre de que forma, a juventude pode contribuir em várias áreas de atuação na Igreja e na sociedade. E, por fim, o Frei José Carlos Jacinto Barboza, assessor eclesiástico do Conselho de Leigos, o qual abordou que os jovens são o futuro da Igreja e do país, como futuros líderes que assumirão funções importantes.

No final do encontro, houve uma oração com benção do Frei José Carlos e entrega dos certificados para os jovens participantes.

Enfim, o I Encontro Juvenil teve um grande envolvimento das equipes de organização, secretaria, bem-estar e alimentação, articuladas e organizadas pelo Tesoureiro do Conselho Diocesano de Leigos de Franca, o Sr. José Roberto da Silva, o qual fez um trabalho com dedicação e apreço.

Que Deus ilumine, guie e inspire a Juventude em prol da missão de “Uma Igreja em saída”, tanto convocada pelo Papa Francisco e no seguimento de Jesus Cristo em prol do Reino da Civilização do Amor.

Páginas: