Franca, 21 de Novembro de 2017

21/08/2017 - Ultréya Diocesana

O Cursilho da Diocese de Franca, realizará dia 27/08 na paróquia Santa Mônica, uma Ultréya Diocesana... Mas qual o significado da palavra Ultréya?

Pesquisando, sobre a história do conhecido caminho que leva a Santiago de Compostela na Espanha, encontramos duas palavras que são muito utilizadas no percurso, para alimentar a fé e a determinação da razão para que não se desista ao longo da caminhada. São elas: Ultréya e Suséya.

ULTREYA é uma palavra de origem latina. Essa palavra há muitos séculos já era pronunciada pelos peregrinos que chegavam a Catedral de Santiago celebrando com júbilo, a conquista de ter chegado ao fim de sua peregrinação.Etimologicamente a palavra Ultreya (ou também ultreja), vem de Ultra-jóia, que significa: “mas alla del jubilo” e não significa somente uma forma de verbalizar a alegria de ter chegado a Catedral de Santiago, mas algo como: “para frente” em busca da realização de um objetivo, de uma meta a qual tendo fé iremos alcançar, mesmo diante das dificuldades não deveremos desistir.SUSEYA – “para cima”, tem o sentido da busca pela realização de um objetivo que todo o ser humano deve perseguir, isto é, a evolução espiritual: essa é a verdadeira, senão única realização humana que pode transcender a transmutação para a outra dimensão após a morte.

O Movimento de Cursilhos de Cristandade, foi gerado no Caminho de Santiago de Compostela na década de 40. Muita coisa foi preservada das origens do Movimento. Somos um Movimento Peregrino, estamos no mundo todo, e nosso carisma é buscar as pessoas nos ambientes naturais (família, trabalho, clubes, associações...) e trazê-las para um retiro de 03 dias, onde vão ter a oportunidade de encontrar-se consigo mesmas, com Cristo e com a sua comunidade. Somos peregrinos, buscando nos ambientes pessoas para conhecer e apaixonar-se pela causa do Reino!

Nossas Ultréyas, ainda hoje tem o objetivo de celebrar, nos levar adiante, na caminhada dos grupos de formação, oração e ação; formados por aqueles que passam pelo retiro de 03 dias e optaram por continuarem sua formação e vivência dos critérios cristãos, transformando a realidade em que vivem.

Todos os cursilhistas estão convidados a participar!
São Paulo apóstolo, rogai por nós!