Franca, 21 de Novembro de 2017

06/11/2017 - Noite de Formação para a liderança da Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Ifigênia.

Como parte da programação para o mês de outubro, a Paróquia Menino Jesus de Praga e Santa Ifigênia realizou, através da Escola da Fé, uma noite de formação para a liderança da paróquia e demais interessados nesta terça feira, 31 de outubro.

Palestrante convidada, Suzi Barufi, coordenadora diocesana do Cursilho de Cristandade, fez uma síntese do Documento 105 da CNBB - Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade, cujo texto foi aprovado na 54ª Assembleia Geral em Aparecida (SP), em abril de 2016.

Em sua apresentação, Suzi buscou destacar os principais pontos do documento como a compreensão da igreja pós Concílio Vaticano II em relação ao cristão leigo, perpassando pelos ensinamentos do Magistério do episcopado latino-americano, brasileiro –os avanços e recuos na caminhada histórica de maior consciência da identidade e missão dos cristãos leigos e leigas. Além disso, sublinhou outras tantas questões envolvidas no assunto como o campo de ação e desafios dos leigos, formação, as tentações da missão, a necessidade de mudança de mentalidade.

As prioridades do projeto diocesano de Formação foram também destacadas, assim como a conscientização da ação dos cristãos nos aerópagos modernos: o mundo da família, do trabalho, da cultura e da educação, das políticas públicas, e outros.

Enfim, de forma dinâmica e eficaz, instigou os participantes a se aprofundarem no assunto para assumirem seu papel, a serem formadores e propagadores do pensamento da igreja hora apresentado.

"Incentivamos os irmãos leigos e leigas a acreditarem na própria vocação como sujeitos de uma missão específica. A sociedade humana em construção e a Igreja em missão contam com cristãos convictos da própria responsabilidade, dispostos a acolher desafios, alegres em abrir caminhos novos na construção do Reino do Senhor Jesus, reino da verdade e da vida, reino de justiça, do amor e de paz"(Doc105, n.277)

Neste mês de novembro, mais especificamente, na Festa de Cristo Rei, haverá a abertura do Ano do Laicato, instituído pela CNBB. Neste sentido, conhecer e  refletir sobre o Documento 105, torna-se fundamental a todos os leigos e leigas, “que chamados pelo Batismo e pela Crisma ao seguimento de Jesus Cristo, assumem a responsabilidade de serem sujeitos na Igreja e na sociedade”, reconhecendo o valor de seus trabalhos na Igreja e no mundo.

Participaram da palestra cerca de 40 pessoas. A abertura, oração inicial e final foram realizadas pelo Diácono Amélio Barbosa.