Franca, 21 de Novembro de 2017

08/11/2017 - Conselho Diocesano de Pastorais realiza sua última reunião de 2018

O Conselho Diocesano de Pastorais – CDP - realizou sua última reunião de 2017 neste sábado pp, dia 04/11, nas dependências do Centro de Pastoral João XXIII (anexo ao Seminário Diocesano). Presentes, o coordenador responsável Pe. Valdomiro Souza e os coordenadores das Realidades Diocesanas (Pastorais, Movimentos e outras realidades). Esta reunião acontece quatro vezes ao ano e tem como objetivo favorecer a partilha das experiências das pastorais e realidades, e apresentar o direcionamento da diocese.

Pe Valdomiro abriu a reunião conduzindo a oração inicial. No final de semana em que a Igreja celebrava Todos os Santos, ele sublinhou que no tempo presente vivemos a tensão do “já” e o “ainda não”, e que a 1ª leitura do domingo (Ap 7,2-4) convidava a todos a olhar para a frente, o destino fiel que os santos nos mostram, olhar para baixo, para a realidade, mas para a frente, até chegar ao final.

Na pauta do dia estava a partilha de Nize Lane (Pastoral da Educação) e Lúcio Rangel (Conselho Diocesano de Leigos), dois dos representantes da diocese que participaram da Assembleia das Igrejas Particulares realizada em outubro último, onde estiveram reunidas as dioceses do Regional Sul I da CNBB - Estado de São Paulo. Naquela oportunidade, as principais conferências foram: “Formação dos cristãos leigos e leigas para a participação na vida social e política como um processo de iniciação a Vida Cristã”, “O Processo de Iniciação à Vida Cristã para formar cristãos leigos e leigas para a participação à vida social e política” e “Ano do Laicato”.

Para enriquecer a reflexão dos presentes e motivar à ação, Pe Valdomiro levantou alguns questionamentos, especialmente no que se refere ao Ano do Laicato que terá início neste mês de novembro, como: o que cada realidade especificamente pode fazer para dar a conhecer a importância do leigo se projetar na sociedade.

Além destes, outros assuntos da realidade atual foram abordados e brevemente discutidos entre os participantes: a ideologia de gênero, suicídio, aborto, etc. Foi enfatizado que é necessário reafirmar os valores cristãos relativos a estes e outros assuntos, e que essa deve ser a “coluna”: ser sal e luz no mundo.

Alguns destaques das ações das Pastorais no mês de novembro

- Ecumenismo e Diálogo inter-religioso (representante: Diácono Carlos Jose Lucindo)  - Será realizado um Culto Ecumênico, dia 20 de novembro, no Teatro de Bolso (fundo do Teatro Municipal), às 20h.

- Pastoral da Educação e Ensino Religioso (representante: Nize Lane Couto Rosa) – Esta pastoral celebrará seus 25 anos de existência participando da missa na Rede Vida no dia 08/11.

- Dia 22 de novembro na Secretaria Municipal de Educação, das 8h às 11h30 haverá uma Mostra das ações realizadas pelos alunos durante o ano de 2017 nas escolas.

- Pastoral da Sobriedade (representante: Chafic Assis) Como fruto do trabalho realizado durante o Hallel deste ano, dia 04 de outubro teve início um novo grupo da Sobriedade, com reuniões abertas a participantes interessados de toda a cidade, às 4as feiras, às 20h, no Centro Comunitário do Parque Progresso, na Praça Tancredo Neves, Franca.

Pe Valdomiro finalmente, apresentou as datas programadas das reuniões do Conselho Diocesano de Pastorais (CDP) para o próximo ano de 2018: 03/03, 30/06, 01/09 e 24/11. Enfatizou a realização de duas reuniões extraordinárias, a primeira delas no dia 18/03 com as Novas Comunidades, e a segunda com data a ser confirmada envolvendo as realidades diocesanas. Ressaltou que todas as realidades devem enviar antes do dia 20 de novembro, as datas agendadas de eventos diocesanos para serem publicadas na Agenda diocesana 2018.

A reunião foi encerrada com a oração e benção finais.