Franca, 20 de Maio de 2018

17/04/2018 - 56ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB)

“Diretrizes para a Formação de Presbíteros” é o tema refletido pelos cerca de 477 bispos católicos do Brasil na 56ª Assembleia Geral dos Bispos que está sendo realizada em Aparecida (SP) desde o dia 11 de abril último.
Na oportunidade, Dom Paulo Beloto , em mensagem enviada à diocese de Franca exortou: “Rezemos, pedindo o Espírito durante que o Espírito nos conduza durante estes dias. Coloquemos sob o manto da Mãe Aparecida nossas atividades”.

Episcopado reza pelos bispos eméritos
Na última sexta- feira (13) o arcebispo emérito de Manaus (AM) dom Luiz Soares Vieira presidiu a Celebração Eucarística, no Altar Central do Santuário Nacional de Aparecida (SP), abrindo as atividades do 3º dia da Assembleia. O momento foi marcado pela oração pelos bispos eméritos. Hoje no Brasil são 173 bispos eméritos e 38 deles participam desta Assembleia Geral da CNBB. Durante o dia, continuaram as reflexões empreendidas desde o início da Assembleia.

Diretrizes para a Formação de Presbíteros
Um dos principais documentos do Concílio Vaticano II, a Constituição Dogmática sobre a Igreja “Lumen Gentiun”, traz um perfil da identidade e missão dos padres. O documento que está sendo aprofundado, aperfeiçoado e que seguirá para a Congregação do Clero do Vaticano como fruto do trabalho dos bispos na 56ª Assembleia, expressa a razão, o fundamento e o princípio que animam a formação dos presbíteros e estabelece normas a serem seguidas pela Igreja no Brasil”.
Segundo a equipe que preparou o texto de trabalho, o objetivo da renovação das Diretrizes para a formação dos presbíteros da Igreja no Brasil é imprimir unidade, coerência e gradualidade no processo de formação – tanto inicial como continuada – levando em conta a diversidade cultural, para que o serviço prestado pelos padres seja realizado e vivido pelo que chamam de “presbíteros-discípulos”, “presbíteros-missionários”, “presbíteros-servidores da vida, cheios da misericórdia”. (Fonte:http://www.cnbb.org.br).
Nesta data, dom Paulo Beloto enviou seu abraço e orações a toda a Igreja diocesana. “Que Nossa Senhora Aparecida abençoe e proteja nosso povo, principalmente nossos enfermos e todos aqueles que sofrem”.A 56ª Assembleia continua durante toda esta semana e segue até o dia 20 de abril.