Franca, 23 de Outubro de 2018

23/07/2018 - A Semana Social da Diocese de Franca Começou

Ontem, dia 23 de julho, aconteceu a abertura da Semana Social da Diocese de Franca 2018, que teve como tema; "Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na Igreja em saída a serviço do Reino" e lema: "Sal da Terra e Luz do Mundo" no Auditório Dom Xavier da Paróquia Nossa Senhora Aparecida Capelinha.
Inicialmente,houve a apresentação cultural do Grupo de Folia de Reis "Marinheiros Francanos", com várias músicas folclóricas e católicas populares, tendo depois a abertura com a composição da mesa com Frei José Carlos, pároco da Capelinha, o prefeito do município de Franca Gilson de Souza, o vereador Adermis Marine e com o palestrante da noite Dom Paulo Roberto Beloto, bispo da nossa diocese.
Frei José Carlos fez a saudação e acolhida e toda a platéia foi convidada a rezar a Oração do Ano Nacional do Laicato. Em seguida, o prefeito Gilson fez o uso da palavra, ressaltando seu compromisso de colocar a pessoa humana em primeiro lugar nas políticas públicas, e depois o vereador Adermis fez o uso da palavra parabenizado a Diocese de Franca e o Conselho de Leigos no esforço e dedicação da realização do evento da Semana Social.
Posteriormente, o bispo Dom Paulo fez a palestra sobre o tema "As Reformas do Papa Francisco", ressaltando o pensamento do pontífice dos documentos que ele emitiu, a exortação apostólica "Evangelii Gaudium" (A Alegria do Evangelho), falando do compromisso comunitário da fé e a dimensão social da evangelização, a encíclica "Laudato, Si" (Louvado Seja!), o qual abordou sobre a questão da criação de Deus e o cuidado da "Casa Comum", no sentido da preocupação com o meio ambiente pela Igreja, criticando o consumismo e chama a uma responsabilidade de educação e espiritualidade ecológica. Abordou um pouco sobre o "Amoris Laetitia" (A alegria do amor), sobre a preocupação da família e da educação dos filhos nas questões espirituais e também, sociais. E, por fim, falou sobre a exortação apostólica "Gaudete e exsultaste" (Alegrai-vos e exulltai), que aborda sobre a santidade no mundo, através da vivências das bem-aventuranças.
Em seguida, houve um clipe em homenagem ao Papa Francisco da Cáritas Internacional com a música "Canta Francisco".
Depois, houve as falas dos trabalhos da Carita Diocesana pela secretária Miriam do organismo diocesano, da Pastoral da Educação e do Cursilho, pela sua representante Olívia, e da Pastoral da Sobriedade, através do seu coordenador Chaffic.
A 1ª noite da Semana Social se encerrou com a Oração de São Francisco cantada como oração final e convite para os demais dias da semana e um sorteio do documento do Papa Francisco para a plateia.
O Conselho Diocesano de Leigos de Franca agradeceu a presença de todos. Que o Deus Trindade e a Sagrada Família abençoe esta Semana Social toda dedicada às questões sociais da nossa sociedade e da Igreja.