Franca, 16 de Agosto de 2018

31/07/2018 - Conselho Diocesano de Leigos - Diocese de Franca

Aos 27 dias do Mês de julho do ano de 2018, nós, do Conselho Diocesano de Leigos e Leigas da Diocese de Franca, nós agradecemos e congratulamos todos os colaboradores e participantes da SEMANA SOCIAL DA DIOCESE DE FRANCA 2018, que teve como tema: “Cristãos Leigos e Leigas, sujeitos na Igreja em saída a serviço do Reino” e lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, que teve como sede de realização o Auditório Dom Xavier da Paróquia Nossa Senhora Aparecida Capelinha, em Franca – SP.
Na segunda-feira, dia 25 de julho, o grupo de Folia de Reis “Marinheiros Francanos” nos fez relembrar o valor da música popular folclórica e católica do povo brasileiro, como resgate de uma tradição histórica. Tivemos a palestra do nosso bispo diocesano Dom Paulo Roberto Beloto, que trouxe como tema na sua palestra “As Reformas do Papa Francisco”, que expressou o pensamento dele nas exortações apostólicas “Alegria do Evangelho” e “Exultai e alegrai-vos”, e a encíclica “Louvado Seja”, o qual enfatizou o valor social da evangelização, a preservação do meio ambiente, “Nossa Casa Comum”, e testemunho profético da Justiça Social e solidariedade aos nossos irmãos mais pobres.
Na terça-feira, dia 26 de julho, Don Antena apresentou sua música autoral popular brasileira e o grupo de teatro “Projeto Vida”, este que nos apresentou a peça de teatro de um jovem que se perde no mundo das drogas e se torna morador de rua e sem perspectivas de vida na sociedade. Padre Ovídio, a Coordenadora Elisângela Oliveira e o Secretário Municipal Vanderlei Tristão da Ação Social de Franca palestraram sobre o tema “Os Moradores de Rua e a Justiça Social”, tendo o promotor de Justiça Dr. Paulo Borges, e todos fizeram abordagem de que toda politica pública deve ser de inclusão e promoção da dignidade da pessoa humana.
Na quarta-feira, dia 25 de julho, houve a apresentação cultural do Coral da Comunidade Eclesial de Base São Mateus da Capelinha e logo após, a palestra com Dr. Celso Berardo sobre “As eleições e o combate a corrupção eleitoral”, o qual fez uma abordagem histórica das eleições, como é o sistema eleitoral vigente e apresentou a cartilha de orientação política “Alegres por causa da esperança – os cristãos e as eleições 2018” da Arquidiocese de Curitiba. Em seguida, o assessor executivo Renato Galante do Observatório Social do Brasil em Franca apresentou as 70 medidas da campanha “Unidos contra a corrupção”, e Sidney Elias apresentou a experiência da UDECIF (União em Defesa da Cidadania de Franca) no acompanhamento e fiscalização do poder público municipal, estadual e até federal.
No dia 26 de julho, quinta-feira, houve a apresentação de músicas religiosas do Coral Violão e Voz “Wagner e seus amigos” e logo, em seguida, a palestra da Juíza da 2ª Vara de Trabalho de Franca, Dra. Eliana Nogueira, com o tema “As reformas trabalhista e sindical e seus impactos sociais”, a qual abordou a evolução histórica dos sindicatos no mundo e no Brasil, as conquistas de direitos trabalhistas através de lutas dos trabalhadores, os avanços e os retrocessos da Reforma Trabalhista e Sindical do Congresso Nacional aprovado em 2016. Houve abordagem da Dra. Luísa Helena da direção da OAB Franca sobre os impactos sociais da reforma trabalhista e do Dr. Jorge Martins, especializado em normas da OIT (Organização Internacional do Trabalho), sobre os impactos sociais da reforma sindical.
E, hoje, na sexta-feira, dia 27 de julho, houve a apresentação cultural de Leandro Severino e do grupo de dança “Soul Flor Break”, este sendo uma amostra de como superar a violência em investir no jovem pela cultura e pela dança. Frei Zilmar Oliveira trouxe como tema da noite “Os cristãos leigos e leigas, como esperança da Igreja, e protagonistas da superação da violência”, o qual uniu os temas do Ano Nacional do Laicato com a Campanha da Fraternidade de 2018, brilhantemente, o qual resgatou a mística e a espiritualidade do Ofício Divino das Comunidades.
As Pastorais Sociais da Diocese (Cáritas – Pastoral Social, Pastoral da Educação e do Ensino Religioso, Pastoral da Sobriedade, Pastoral do Menor e da Família, Pastoral dos Surdos, Pastoral da Criança, Pastoral da Saúde e Pastoral Carcerária) fizeram seus anúncios do trabalho que fazem organicamente, socialmente, pastoralmente e espiritualmente, como ação da Igreja em favor dos nossos irmãos nas suas específicas necessidades. O NAREV (Núcleo de Apoio e Recuperação da Vida), a Equipe da Campanha da Fraternidade e as CEBs (Comunidades Eclesiais de Base) da Diocese de Franca fizeram o anúncio dos seus trabalhos sociais de formação, reflexão, conscientização e atuação em prol da Justiça Social de acordo com a Doutrina Social da Igreja.
Padre Valdomiro José de Souza (coordenador diocesano pastoral) e o Frei José Carlos Jacinto Barbosa da Ordem dos Agostinianos Recoletos (pároco da Capelinha e assessor do Conselho de Leigos) fizeram toda a devida saudação e acolhida a todos os participantes da Semana Social diocesana.
Assim, estamos felizes e dispostos em levar adiante a proposta do Papa Francisco de sermos uma “Igreja em Saída”, ao encontro das pessoas, principalmente, os mais excluídos e necessitados, a fim de buscar e efetivar uma transformação social libertadora, como vivência e prática a serviço do Reino de Deus, de sermos uma Civilização do Amor fraterna na fé, na justiça, na esperança, na caridade e na solidariedade.
Que o Deus Trindade, modelo seguido pela Sagrada Família – Jesus, Maria e José – nos impulsione cada vez mais em gestos concretos sociais, a fim de sermos sal na medida certa do Planeta Terra e luz que ilumina o mundo. A todos: Paz e Bem! Assim seja! Amém!Pastoral da Comunicação Diocesana Diocese de Franca