Franca, 13 de Dezembro de 2018

14/09/2018 - Encerramento da Semana Social da Diocese de Franca

A Semana Social da Diocese de Franca 2018 teve sua avaliação neste sábado, dia 4 de agosto de 2018, na reunião do Conselho Diocesano de Leigos de Franca, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida Capelinha.
Segundo os conselheiros, a Semana Social foi muito positiva e alcançou o propósito almejado pelas atividades e palestras realizadas em prol do Ano Nacional do Laicato e reflexão sobre temáticas sociais importantes para a nossa sociedade. No dia 26 de julho, a penúltima noite, houve apresentação cultural do "Coral Violão & Voz", com músicas religiosas. E, depois houve a palestra com a Juíza da 2ª Vara de Trabalho de Franca, Dra. Eliana Alves dos Santos Nogueira, a qual abordou o tema sobre "As reformas trabalhista e sindical e seus impactos sociais", a qual apresentou o contexto histórico da evolução dos sindicatos e as conquistas históricas dos direitos trabalhistas, e o que a reforma trabalhista e sindical trouxe como avanços e retrocessos.
Foram também convidados para fazer uma pequena abordagem do tema, a Dra. Luísa Helena Roque, secretária geral e coordenador da comissão do direito do trabalho da OAB Franca e Dr. Jorge Luiz Martins, proprietário do Escritório JLM Advogados Associados e especializado em Normas da Organização Internacional do Trabalho. Dr. Luísa abordou sobre os impactos sociais da reforma trabalhista e Dr. Jorge abordou sobre os impactos sociais da reforma sindical.
No final da 4ª noite, Klésio da Pastoral dos Surdos e a representante da Pastoral da Criança da Diocese de Franca anunciaram seus trabalhos sociais.
No dia 27 de julho, a última noite, houve a apresentação cultural do grupo de Hip Hop "Soul Flor Crew", com dança de breack e rima free style. O coordenador diocesano pastoral Padre Valdomiro José de Souza fez uma saudação pela Diocese de Franca. Posteriormente, Frei Zilmar Augusto Moreira de Oliveira da Ordem Franciscana Maior fez a oração inicial com o Ofício Divino das Comunidades e abordou o tema "Os cristãos leigos e leigas, como esperança da Igreja, e protagonistas da superação da violência". Frei Zilmar fez várias citações bíblicas a respeito do Julgar da Campanha da Fraternidade deste ano e fez um chamado aos leigos e leigas assumirem seu papel para ser sal da terra e luz do mundo, dando exemplos de superação da violência, a fim de incentivar uma Cultura de Paz e Não Violência.
Frei Zilmar fez um alerta a respeito das eleições deste ano que os cristãos leigos e leigas não votarem em candidatos que não estejam de acordo com a doutrina mora e social da Igreja Católica e que não respeitam e não valorizam os direitos humanos. Cristão de verdade deve acreditar e dar testemunho de amor, perdão, compaixão, justiça e solidariedade.
No final da última noite, José Roberto da Equipe Diocesana da Campanha da Fraternidade abordou os trabalhos sociais que são realizados todos os anos conforme propostas das Campanhas da Fraternidade promovidas pela CNBB e CONIC. Diácono Carlos da Pastoral Carcerária também fez sua abordagem a respeito do trabalho social que é feito com os presos e detidos na Penitenciária de Franca. E o Reizinho do Grupo Pastoral Fé, Política e Direitos Humanos e José Ronaldo pelas Pastorais Sociais, ambos, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida Capelinha, anunciaram e apresentaram os trabalhos sociais da referida paróquia.
No final da Semana Social, todos foram convidados a rezar a Oração do Ano Nacional do Laicato, pedindo a proteção do Deus Trindade e intercessão da Sagrada Família, Jesus, Maria e José, como uma grande gratidão pelas atividades realizadas da Diocese de Franca.
Pastoral da Comunicação Diocesana Diocese de Franca