Franca, 13 de Novembro de 2018

14/09/2018 - Reunião das Realidades Diocesanas

No primeiro sábado do mês de setembro (01/09), às 9h, D. Paulo Beloto abriu a Reunião das Realidades Diocesanas – pastorais, movimentos, grupos e novas comunidades, no Centro Pastoral Diocesano, anexo ao Seminário Diocesano. Na meditação do evangelho da liturgia do dia, Parábola dos Talentos (Mt 25,14-30), D. Paulo ressaltou que a palavra diz por si mesma: somos chamados a acolher o que o Senhor nos dá.
Nunca vamos retribuir o que Ele nos concede, disse D. Paulo. Fazendo menção às Eleições 2018 completou temos que dar nossa resposta (politica). Não devemos ter medo como este homem do evangelho.
Introduzindo o principal assunto em pauta, D. Paulo salientou que votar em branco, como muitas vezes se incentiva, não é o melhor caminho.
Disse ainda que é preciso acompanhar quem elegemos e apresentando o folder impresso pela diocese como orientação para exercer uma escolha consciente nas próximas eleições, incentivou a que sejam promovidas discussões nos grupos sobre o assunto. Enfatizou que a Igreja não indica candidatos. É preciso, isto sim, educar, formar a consciência dos cristãos para exercer a cidadania com liberdade.
Depois destas palavras iniciais, os participantes discutiram sobre o assunto proposto e foram compartilhadas algumas informações como a do debate que a TV Aparecida irá realizar no dia 20 de setembro, e que as pessoas devem ser incentivadas a assistirem. Os grupos que desejarem aprofundar sobre o assunto podem adquirir a Cartilha de Orientação Política 2018 produzida pela Igreja do Paraná a pedido da Presidência da CNBB. Outros assuntos como a Semana Social e o Retiro Espiritual promovido pelo Conselho Diocesano de Leigos neste Ano do Laicato, também estiveram em pauta. Lúcio Rangel Ortiz, coordenador do CDL, fez uma avaliação positiva dos dois momentos e convidou a todos a participarem das reuniões que são realizadas todo último sábado do mês. Em 25 de novembro acontece em Aparecida a Romaria do Laicato e a diocese se fará representar. Os interessados em participar devem entrar em contato com Lúcio (99315-2763).
Miriam Andrade, participou que a Caritas agora terá a partir deste mês de setembro o seu espaço na Cúria Diocesana (junto ao Tribunal Eclesiástico), aberto de segunda a sexta feira no período da tarde, com o objetivo de estar mais próxima às atividades sociais na diocese.
Pe. Valdomiro, coordenador diocesano de Pastoral, pediu aos coordenadores que enviem até o final de outubro a sua programação para 2019 (apenas eventos diocesanos a serem realizados) na próxima reunião das Realidades Pastorais Diocesanas. Além disso, ressaltou a necessidade de manter atualizados os dados das realidades, o telefone de contato do coordenador e, se há uma sede, enviar o endereço. Na última reunião do ano, programada para 24 de novembro, será entregue a Agenda Diocesana 2019. Mais uma vez salientou sobre a necessidade de que as realidades se façam representar nesta reunião do Conselho de Pastorais para promover a comunhão diocesana.
Com a oração e benção, foi finalizada a reunião.