Franca, 13 de Novembro de 2018

13/09/2018 - Cáritas Diocesana: Uma Entidade de Promoção e Atuação Social

1.O que é a Cáritas?

Cáritas é “uma instância oficial da Igreja para a promoção da sua ação social” e existe em vários países da Europa, América e nos diversos continentes, com sua fundação depois da I guerra mundial, tendo como ação inicial, prestar ajuda aos pobres e pessoas refugiadas da guerra, com a reconstrução de vários contextos sociais da época. Aos poucos expandiu sua atuação conforme as realidades históricas e culturais. A Cáritas Brasileira foi fundada em 12 de novembro de 1956. É uma das 164 organizações-membros da Rede Cáritas Internacional presentes no mundo. É regida pela Doutrina Social da Igreja, à luz do Evangelho. Em Franca, A Cáritas Diocesana foi instaurada no episcopado de Dom Caetano Ferrari. Composta com diretoria, fundada em 11 de agosto de 2007, é uma das vinte e seis (26) unidades da Regional SP Sul I.

2. Quem coordena?

As Cáritas estão ligadas e vinculadas aos bispados das arquidioceses e dioceses, com suas sedes e funcionários vinculados. Regida por estatuto próprio, a Cáritas de Franca tem sua diretoria composta, na sua maioria, por diáconos permanentes, além de representantes da área do Serviço Social, do Direito, Administração, dentre outras atuações. O atual presidente da Cáritas Diocesana é o diácono permanente João Cezar Martini.

3. Qual a função e como funciona?

Desde sua instituição a Caritas Diocesana de Franca busca atuar de forma a articular, prestar consultoria, acompanhar e orientar projetos sociais da Diocese de Franca que, para além de evangelizar, buscam a emancipação das famílias e grupos mais empobrecidos da Diocese, combater a pobreza e a desigualdade social; baseados nos princípios PMAS – Programação, Monitoramento, Acompanhamento e Sistematização. Portanto, atua junto às pastorais da saúde, da criança, do idoso, do menor, instituições de recuperação de dependentes químicos e em outras áreas consideradas prioritárias na visão social da Igreja Católica.

Regida por estatuto próprio, não tem finalidade lucrativa. Sustenta-se por verba do Fundo Diocesano e com promoções anuais, com vistas a ter subsídios financeiros para atuar nos mais diversos projetos que se emergem. Desde a sua fundação atuou com membros voluntários. A partir de setembro de 2018, passou a ter a primeira profissional de Serviço Social. Tem sua sede à Rua Major Claudiano, 1545 – Centro (prédio da Cúria Diocesana), com atendimento de segundas às sextas-feiras, das 11:00 às 17:00 h.