Franca, 18 de Agosto de 2019

26/02/2019 - ASSEMBLEIA DE PRESTAÇÃO DE CONTAS DO ANO DE 2018 DA CÁRITAS DIOCESANA DE FRANCA

A Cáritas Diocesana realizou no último dia 16 de fevereiro a sua Assembleia de Prestação de Contas, no Salão da Paróquia São Sebastião, em Franca. Diáconos, líderes, agentes de pastorais, sacerdotes e público em geral foram convidados a participar desta Assembleia que teve como tema: “Olhar Divino da Juventude”, uma vez que em 2018 a Cáritas contou com a participação de alguns jovens da Comunidade Sagrada Face.

Esses jovens realizaram um projeto “Alegrai-vos” e se integraram à Equipe da Cáritas de Franca. Também 2018 foi o ano do Sínodo da Juventude e início de 2019 com a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Panamá.

No momento de Espiritualidade, os jovens destacaram o papel importante da juventude no mundo de hoje, que é chamada a estar no mundo com discernimento, vocação e ação pastoral iluminadas pelo Evangelho de Jesus Cristo.

A Cáritas Diocesana de Franca apresentou os projetos que foram ajudados e financiados no ano de 2018:

- Projeto “Alegrai-vos” da Comunidade Sagrada Face (encontro de crianças e jovens da periferia da paróquia Santa Gianna);

- Pastoral da Pessoa Idosa Diocesana;

- Fraternidade “O Caminho” – Feminino e Masculino;

- Pastoral da Saúde;

- Campanha da Fraternidade;

- Casa de Apoio Dom Pedro Luiz;

- Projeto Conviver da paróquia Santa Gianna.

Outros projetos que foram apresentados no final do ano de 2018, ainda estão sendo deliberados e em andamento para a deliberação (consultorias, orientações...)

Do atendimento do Profissional de Serviço Social do período de 03 de setembro a 20 de dezembro de 2018, foram atendidos 16 pessoas em situação de vulnerabilidade, com encaminhamentos e articulações com Pastorais, CRAS, agencias de emprego, defensoria pública, dentre outros.

- Foram realizadas 16 Visitas às Pastorais e Projetos.

- Articulações sobre situações de famílias de refugiados (contatos com pastoral familiar, embaixadas, consulados, Cáritas arquidiocesana...)

- Visitas a empresas para sensibilização da situação de famílias em situação de refugio, que necessitam de oportunidade de trabalho.

Cáritas Diocesana de Franca.