Franca, 21 de Julho de 2019

10/07/2019 - SEDAL promove noite de Formação, em preparação para o Jubileu da diocese.

Na noite da última 3ª feira (09/07) no Salão Paulo VI, foi realizada a primeira Formação em preparação para o Jubileu de 50 anos da criação da Diocese de Franca, promovida pelo SEDAL – Serviço de Animação Litúrgica. Foram convidados para esta formação os delegados das paróquias (pastorais, realidades eclesiais e novas comunidades), padres, diáconos, equipes forâneas e diocesanas. Também esteve presente Pe Aparecido Meireles, coordenador de Pastorais.
D. Paulo Beloto, foi o responsável pela acolhida e abertura da noite com a oração inicial.
O palestrante, Dom Pedro Carlos Cipollini, é bispo de Santo André/SP, e foi reeleito em maio passado presidente da Comissão Episcopal para a Doutrina da Fé. D. Pedro é conhecido por muitos pois foi ordenado presbítero na Catedral de Franca em 1978 e aqui desenvolveu seu apostolado até 1984, na Paróquia São Sebastião.
O tema escolhido para esta formação foi Eclesiologia. Ao desenvolve-lo, D. Pedro explanou sobre o acontecimento histórico do Concílio Vaticano II e também sobre cada um dos conceitos chave que ele legou: a renovação; pastoral; diálogo; história; pessoa humana; povo de Deus/colegialidade; serviço/liberdade. Ao final, abriu um espaço aos participantes para perguntas ou contribuições.
D. Pedro permanece na diocese nos próximos dois dias , 4ª e 5ª feiras, ministrando uma formação para o clero, no Centro Pastoral João XXIII (anexo ao Seminário diocesano).