Franca, 18 de Agosto de 2019

Diocese de Franca

CNBB - Regional Sul 1

02/08/2019 - Conselho de Leigos da Diocese de Franca 2019



No ano de 2019, o Conselho Diocesano de Leigos e Leigas de Franca, também, denominado CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) Diocese de Franca, teve várias atividades para preparação de dois momentos marcantes para a nossa diocese: a Semana Social de 2019 e o I Encontro Juvenil em Claraval (MG).
No dia 23 de fevereiro de 2019, no Auditório Dom Xavier da Paróquia Nossa Senhora Aparecida Capelinha de Franca, houve a Assembleia do Conselho Diocesano de Leigos de Franca, previamente convocada, solicitando delegados leigos e leigas das paróquias, pastorais e movimentos que têm equipe diocesana para eleger nova equipe de coordenação do conselho e deliberar as atividades para o ano. Naquele momento, foi escolhida a seguinte Equipe de Coordenação (Gestão 2019/2021), conforme artigos 33 a 35 do Estatuto do CDL Franca: Lúcio Rangel Alves Ortiz (reeleito presidente), Sônia Alves da Silva Lopes (vice-presidente), Jorge Luiz Martins (reeleito secretário geral), Nalzira de Assis Alves (secretária adjunta), José Roberto da Silva (Tesoureiro Geral) e  Madalena Moreira (Tesoureira Adjunta). Foram indicados para o Conselho Fiscal  e comporem o Colegiado Deliberativo:  Chaffic Antônio Assis, Terezinha Maria de Jesus Simon, Celsio Elias Carrocini, Pedro Blanco Reis, Willian Henrique Cândido e Alexsander Terêncio. Após a eleição e indicações, houve as seguintes deliberações das atividades do Conselho para 2019: 1) Missa do Trabalhador; 2) Promoção juntamente com a Pastoral Carcerária Diocesana; 3) Semana Social 2019; 4) I Encontro Juvenil em Claraval; 5) Encontro Diocesano do Conselho; 6) Grito dos Excluídos; 7) Participação no Hallel; 8) Missa do Cristo Rei e Dia Nacional do Leigo. Frei José Carlos Jacinto Barbosa se comprometeu em continuar como assessor eclesiástico do Conselho em sintonia de comunhão com o clero, o episcopado (CNBB) e demais organismos do Povo de Deus. 
No dia 1º de maio, houve a Missa do Trabalhador e de São José Operário, que o Conselho de Leigos, juntamente com equipe de liturgia da Paróquia Santa Terezinha do Menino Jesus de Franca preparou, tendo o Frei Ricardo Alberto Dias que presidiu a celebração. Houve uma proclamação no início da missa e no final, benção das Carteiras de Trabalhos e objetos referentes aos trabalhos de quem participava na missa e recebimento de medalhas de Santa Terezinha.
Depois no dia 25 de maio e 22 de junho, houve as reuniões na Capelinha que se estabeleceu em fazer a promoção do “Escondidinho” de bacalhau e carne seca juntamente com a Pastoral Carcerária da Diocese de Franca, em prol de angariar recursos para as atividades do CDL e equipe diocesana da referida pastoral. Debateu-se sobre o Sínodo “Juventude em saída” e a necessidade de se fazer o 1º Encontro Juvenil do Conselho de Leigos para se formar posteriormente a Comissão da Juventude do CDL em parceria com a Equipe da Campanha da Fraternidade da Sub-Região RP 1 (Arquidiocese de Ribeirão Preto: que engloba as dioceses de Ribeirão Preto, Franca, São João da Boa Vista e Jaboticabal). 
No dia 27 de junho, houve a reunião do CDL e das equipes que o Tesoureiro José Roberto da Silva convidou e organizou para o I Encontro Juvenil em Claraval (MG). Houve indicações para convidar para palestrar a respeito do tema “Serás libertado pelo direito e pela justiça”, o Padre Idair Perina da Paróquia São Benedito, o grupo de teatro “Projeto Vida” para apresentação teatral e animação de dinâmicas, as Irmãs da Fraternidade “O Caminho” para pregação e testemunho, Dom Paulo Roberto para presidir a Missa especial para o encontro e mais duas pessoas a serem escolhidas para palestrar ou fazer testemunho. Chaffic ficou responsável para explanar a respeito de políticas públicas e prevenção contra as drogas e Lúcio para falar a respeito do engajamento do jovem na Igreja. 
O Conselho Diocesano de Leigos de Franca participou nas reuniões das realidades eclesiais do Conselho Diocesano Pastoral, que o Padre Aparecido Raimundo de Souza Meirelles coordena no Centro Diocesano Pastoral São João XXIII; no Encontro Ecumênico “Unidos em Cristo” na Câmara Municipal de Franca, que o Padre Mário Zini coordena a Pastoral Ecumênica da Diocese de Franca como um dos organizadores; e no Encontro de Formação em Preparação para o Jubileu de Ouro da Diocese de Franca no Salão Paulo VI da Sé Catedral Nossa Senhora da Imaculada Conceição de Franca. 
E por fim, nos dias 20 e 21 de julho, o presidente do Conselho de Leigos da Diocese de Franca participou no Colegiado Deliberativo do CNLB (Conselho Nacional do Laicato do Brasil) Regional Sul 1 (correspondente a todo o Estado de São Paulo) como conselheiro econômico, no qual houve propostas de angariamento de recursos para o referido conselho regional e com a devida aprovação das contas do ano de 2018, bem como aprovou, canonicamente,  o Plano de Ação 2019-2021 para atos de administração da presidência. No Plano de Ação, há os projetos de: 1) Inserção social em defesa da vida em estimular participação de leigos nos conselhos paritários municipais e de acompanhamento do Legislativo, nos sindicatos, nos movimentos sociais e populares e nos partidos políticos, estimular cursos de escola de formação Fé, Política e Cidadania, seja presencial ou EAD e formação dos leigos na Doutrina Social da Igreja; 2) Nucleação de novos Conselhos Diocesanos de Leigos no Estado de São Paulo; 3) Formação continuada de agenda nacional pelo CEFEP (Centro Nacional Fé e Política Dom Helder Câmara de Brasília) de modo on line com capacitação para Conselhos Diocesanos e Equipes de Articulação; 4) Fortalecimento das Sub-regiões (Arquidioceses); 5) Fortalecimento da comunicação do CNLB com site, banco de dados, vídeos e notícias; 6) Espaços de encontros como Dia Nacional dos Leigos, Dia do Trabalhador e Dia Mundial dos Pobres; 7) Fortalecimento da comunhão eclesial com a CNBB, Comissão Nacional dos Presbíteros, Conferência Nacional dos Institutos Seculares, Conferência dos Religiosos do Brasil e Comissão Nacional dos Diáconos; 8) Formação para a Juventude com produção de subsídios e assessoria de formação integral e continuada; 8) Sustentabilidade Financeira com estratégias do Conselho Econômico; 9) Ações: Colegiado Deliberativo, Revisão do Estatuto e Regimento, Comunhão, Participação, Novas Metodologias, Comunhão Eclesial e Caminhada Ecumênica.
Que o Deus Trinitário e Sagrada Família abençoem os trabalhos em prol da espiritualidade, vocação, missão e identidade dos leigos e leigas da nossa diocese. Amém!