Franca, 19 de Setembro de 2019

02/09/2019 - Encontro Vocacional do Conselho Diocesano de Leigos

No dia 25 de agosto de 2019, houve o Encontro Vocacional do Conselho Diocesano e Leigos e Leigas da Diocese de Franca no Centro Diocesano de Pastoral São João XXIII, anexo do Seminário Nossa Senhora do Patrocínio, em Franca, tendo como tema: organização e vocação laical.
Inicialmente, houve a oração do Ofício Divino das Comunidades, que se refletiu a leitura bíblica da 1ª Carta de São Pedro, capítulo 2, versículos 4 a 10.
Depois, houve a apresentação dos membros da Equipe de Coordenação e do Conselho Fiscal para o Bispo Dom Paulo Roberto Beloto, o qual enfatizou a importância da vocação dos leigos na Igreja.
Houve a comunicação de que Madalena Moreira e Willian não poderiam continuar nos cargos que foram eleitos em fevereiro de 2019, na Assembleia do Conselho. E, posteriormente, houve indicação do Professor José Geraldo para o cargo de tesoureiro adjunto e Peterson Rodrigues para o Conselho Fiscal, o que foi assim acordado pelo Colegiado Deliberativo do CDL de Franca.
O presidente do Conselho, Lúcio Rangel, ressaltou que o Conselho de Leigos é um organismo da Igreja, vinculado ao CNLB (Conselho Nacional do Laicato o Brasil), pela presidência nacional ampliada e sua organização administrativa, de acordo com a estrutura da CNBB, no caso, o CNLB Regional Sul 1, que compreende o Conselho Nacional do Laicato no Estado de São Paulo, e que assim, é necessário todos os membros compreenderem que o Conselho Diocesano de Leigos de Franca é, também, o CNLB Diocese de Franca.
Houve deliberação para o planejamento do Grito dos Excluídos na Diocese de Franca, que terá participação conjunta com a Pastoral do Menor da Diocese de Franca e demais pastorais diocesanas. A proposta foi de participar no Desfile da Independência do 7 de setembro com banners e cartazes com o tema do Grito e realizar a Celebração do Grito na Igreja Nossa Senhora das Graças. O tema do grito dos excluídos este ano é: “Vida em primeiro lugar” e lema: “Lutamos por justiça, direitos e liberdade. Este sistema não vale”.
Para o dia 8 de setembro, o CDL de Franca vai participar na reflexão do Módulo Capela no XXXII Hallel no Parque de Exposições Fernando Costa, que terá como tema: “Jesus, Maria e José”, lema: “Eu vos dou meu coração, eu vos dou minha vida”.
Na questão financeira, o CNLB Diocese de Franca deliberou em participar da rifa proposta pela Cáritas Diocesana para angariar parte dos fundos próprios do conselho e, posteriormente, fazer projetos com orçamento para Diocese de Franca para as próximas atividades a serem realizadas em 2020.  Houve, também, a proposta de fazer um evento couvert musical na Eureka Pastelaria e Conveniência de Franca para angariar recursos próprios.
Para participação no II Retiro do Laicato do Estado de São Paulo, nos dias 14 e 15 de setembro, no Seminário Santo Antônio da Serra da cidade de São Pedro, Diocese de Limeira, indicou-se Peterson Rodrigues para representar a Diocese de Franca. O tema do retiro vai ser “Eu vi, ouvi e desci” e lema “Um novo olhar e um novo agir”, que terá formação de assessoria com a teóloga Ivani de Oliveira.
Em novembro deste ano, terá a Assembleia Geral Ordinária do CNLB Sul 1 na região Ipiranga, Arquidiocese de São Paulo e o CDL de Franca pode enviar três delegados para representar Diocese de Franca.
E  para o dia 24 de novembro de 2019, está previsto no calendário diocesano, a Missa do Cristo Rei e Dia Nacional do Leigo na Catedral Nossa Senhora da Conceição em Franca, que o CDL de Franca preparará a liturgia, tendo Dom Paulo Roberto como celebrante.
Houve as propostas de apresentar na Assembleia Diocesana no final do ano, de incluir a disciplina Princípios e Fundamentos da Teologia do Laicato no Curso Livre de Teologia para Leigos da Diocese de Franca, que é realizado na UniFACEF, aos sábados para o próximo plano quatrienal e implementação da Escola Diocesana Fé e Política para formação de leigos e leigas para a Doutrina Social da Igreja, capacitação para conselhos municipais e preparação de católicos leigos para cargos de mandato para o Executivo e Legislativo, e também, para cargos comissionados.
Encerrado o encontro, houve a oração com a benção do assessor eclesiástico Frei José Carlos Jacinto Barbosa e motivação de que os conselheiros diocesanos do Laicato de Franca tenham fé, amor, perseverança e esperança em prol do Reino de Deus, como sal da terra e luz do mundo, na Igreja e na sociedade.