Franca, 21 de Novembro de 2017

30/09/2016 - Diocese faz nova reunião geral do clero

Os padres da Diocese de Franca estiveram reunidos no último dia 22 de setembro, para mais uma Reunião Geral do Clero. O encontro foi realizado no auditório da Paróquia Menino Jesus de Praga, em Franca e conduzido pelo bispo diocesano Dom Paulo Roberto Beloto.

Nove assuntos foram debatidos na reunião, entre eles as possíveis nomeações e transferências de presbíteros que estão sendo discutidas pelo conselho responsável. Dom Paulo Roberto aproveitou os presentes para fazer uma reflexão sobre o assunto e ressaltar que na Diocese de Franca não há um tempo determinado para o ofício de pároco e vigário e o Código Canônico coloca o “bem das almas e a utilidade da Igreja” como normas para uma transferência. Ele também lembrou que no dia da ordenação, o padre prometeu respeito e obediência aos bispos e sucessores, sendo a obediência um valor sacerdotal e que Jesus é modelo de obediência e fidelidade.

Também foram discutidas as visitas pastorais realizadas neste ano e as que serão feitas em 2017, a preparação do Anuário Diocesano para 2017-2018, um novo documento emitido para a Pastoral do Dízimo, entre outros assuntos como o encerramento do Ano da Misericórdia marcado para o dia 13 de novembro.

Sobre a próxima reunião do clero, ficou definido que os padres se encontrarão novamente no dia 1º de dezembro para uma eletiva em que serão eleitos os vigários foraneos, o coordenador de pastoral e os membros do Conselho de Presbíteros.