Franca, 21 de Novembro de 2017

25/10/2016 - Diocese participa de formação estadual da Campanha da Fraternidade 2017

O Regional Sul 1 da CNBB realizou nos dias 21, 22 e 23 de outubro, no Mosteiro de Itaici em Indaiatuba, o Encontro Estadual de Formação para a Campanha da Fraternidade 2017. Com o tema “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da visa” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15), a iniciativa do texto base da próxima campanha alerta para o cuidado da criação, de modo especial dos biomas brasileiros.  Segundo o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário geral da CNBB, dom Leonardo Ulrich Steiner, a proposta é dar ênfase a diversidade de cada bioma e criar relações respeitosas com a vida e a cultura dos povos que neles habitam, especialmente à luz do Evangelho. Para ele, a depredação dos biomas é a manifestação da crise ecológica que pede uma profunda conversão interior. “Ao meditarmos e rezarmos os biomas e as pessoas que neles vivem sejamos conduzidos à vida nova”, afirma. Ainda de acordo com o bispo, a Campanha deseja, antes de tudo, que o cristão seja um cultivador e guardador da obra criada.  Além de abordar a realidade dos biomas brasileiros e as pessoas que neles moram, a Campanha deseja despertar as famílias, comunidades e pessoas de boa vontade para o cuidado e o cultivo da Casa Comum.

Participaram do Encontro, Dom Eduardo Vieira dos Santos (Bispo Auxiliar de São Paulo) -  Assessor Estadual da Campanha da Fraternidade, padre Antonio Carlos Frizzo - coordenador, além de agentes de pastoral das equipes de coordenações da CF de todo Estado de São Paulo. A Diocese de Franca, também se faz presente no encontro por meio da equipe diocesana (confira abaixo as fotos da formação).

O Cartaz

Para colocar em evidência a beleza natural do país, identificando os seis biomas brasileiros, o Cartaz da CF 2017 mostra o mapa do Brasil, em imagens características de cada região. Compõem também o cenário, como personagens principais, os povos originários; os pescadores e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, acontecido há 299 anos. Além da riqueza dos biomas, o cartaz quer expressar o alerta para os perigos da devastação em curso, além de despertar a atenção de toda a população para a criação de Deus.