Franca, 21 de Novembro de 2017

01/11/2016 - Assembleia começa discutir Plano Diocesano Pastoral 2017/2020

Na manhã do dia 29 de outubro, estiveram reunidos em Assembleia, presbíteros, diáconos, consagrados(as), seminaristas e lideranças leigas para elaborar o Plano Diocesano de Pastoral que norteará as ações evangelizadoras da Diocese de Franca, das paróquias e das realidades diocesanas de 2017 a 2020.

O Instrumentum Laboris esclarece que “a Assembleia Geral é a conclusão de um processo de discussão que resultará em ações concretas a serem assumidas em nível diocesano. O seu fruto imediato é a construção de um plano de pastoral que deseja inspirar e dinamizar a vida diocesana. Almeja-se também criar a necessária pastoral orgânica, sem a qual a ‘comunhão’, que é um constitutivo inalienável da fé cristã dificilmente será viabilizada”.

Sob a moção “Fazei tudo o que ele vos disser” (Jo2,5), os participantes foram acolhidos pelo Colegiado de Pastoral, formado pelos padres Valdomiro Souza, Everaldo Campanaro, Flávio Cícero, Fabiano Silva, Carlos Henrique e Rogério Ruffo, que conduziram a oração inicial.

Dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano, fez uma exortação sobre o valor da Assembleia,

agradecendo a participação de cada um, o que possibilita que um projeto seja eficiente, como ressalta o Documento de Aparecida. Lembrando que o Plano não é o único instrumento de evangelização na Diocese, salientou que as indicações que seriam apontadas têm como objetivo enriquecer a vida de fé possibilitando a realização de uma pastoral de conjunto, que é preciso não apenas planejar, mas cumprir. Que o espírito que o anima nasça da caridade pastoral de Cristo, o Bom Pastor, sendo necessário fundamentar toda a ação pastoral numa forte e sólida experiência de Deus.

Padre Valdomiro, coordenador de Pastoral, esclareceu as etapas da Assembleia e adesão ao processo de preparação. Apresentou o palestrante convidado, Cônego Alfeu Piso, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Brodowski/SP, professor do curso de Teologia na Arquidiocese de Ribeirão Preto, que fez uma motivação muito apropriada para auxiliar os participantes a avaliar e refletir sobre a experiência que os trouxe até ali e um pouco daquilo que se espera seja realizado a partir deste momento.

Padre Flávio Cícero pontuou sobre o Regimento da Assembleia Diocesana quanto, entre outras, às suas competências e funcionamento. Além disso, apresentou e conduziu o processo de aprovação ou rejeição das correções e sugestões dos destaques ressaltados pelas Foranias ao Plano.

Logo após, os participantes foram divididos em grupos de trabalho objetivando sugerir formas de operacionalização das urgências apresentadas na Diocese de Franca. Encerrados os trabalhos,  Dom Paulo fez a oração final, clamando pela intercessão da Imaculada Conceição para que “façamos tudo o que Ele nos disser”.