Franca, 23 de Novembro de 2017

14/11/2016 - Dom Paulo faz visita pastoral na Paróquia São José em Orlândia

Atendendo às obrigações de seu ministério, Dom Paulo Roberto Beloto tem realizado as chamadas Visitas Pastorais por foranias, este ano, por sua vez, tem visitado as paróquias da Forania São Joaquim. No dia 9 de novembro deste ano de 2016 foi acolhido na Paróquia São José de Orlândia, em uma missa na Capela São João.

Estas visitas remontam os tempos apostólicos no início da Igreja quando cada comunidade nascente era periodicamente visitada por seu fundador. Os bispos, sucessores dos Apóstolos continuaram realizando-as sempre e estas visitas tornaram-se obrigatórias no Concílio de Trento e vem reafirmadas no Código de Direito Canônico de 1983, vigente até hoje (Cân. 396, 397, 398). “À visita episcopal ordinária estão sujeitas as pessoas, as instituições católicas, as coisas e os lugares sagrados, que se encontram dentro dos limites da diocese” (Cân. 397).

Além disso, de cinco em cinco anos, o bispo diocesano está obrigado a apresentar um relatório ao papa sobre o estado da diocese que lhe está confiada, para o mesmo tomará notas durante as visitas pastorais. Por essa razão todos os livros de arquivo (livros de Batizados, Crismas, Casamentos, Tombo, Atas dos Conselhos) são revisados pelo bispo nesse tempo.

Talvez o aspecto mais importante da presença do bispo seja realmente o contato com as pessoas, por esse motivo são escolhidos para a visita locais públicos onde a Igreja está presente direta ou indiretamente, bem como a maior parte possível de igrejas da paróquia para celebrar com o bispo.

Segue o cronograma completo da visita de Dom Paulo Roberto na Paróquia São José de Orlândia:

Dia 9 de novembro – Quarta-feira

• 19h30 Missa na Capela São João

Dia 10 de novembro – Quinta-feira

• 8h Entrevista à Rádio Gazeta;

•8h30 Entrevista à Orlândia Rádio Clube – ORC;

•9h Visita na Creche Isolina Zancopé;

• 10h Visita na ETEC Professor Alcídio de Souza Prado;

• 15h Visita na creche Getúlio Lima - Unidades I e II;

• 17h Visita no Hospital Santo Antônio;

• 19h30 Crisma na Capela São Francisco.

Dia 11 de novembro – Sexta-feira

• 7h Missa na Capela Santa Genoveva;

•8h EE Oswaldo Ribeiro Junqueira;

• 10h Visita ao FAC (Sagrada Família);

• Tarde de sexta para secretaria paroquial e funcionários;

• 19h Crisma na Matriz São José.

Dia 12 de novembro – Sábado

• 8h Visita nas capelas: Capela São Francisco do Haras, Capela Santa Luzia,

Capela Nossa Senhora Aparecida, Capela do Cemitério São João;

• 15h Encontro com candidatos eleitos;

• 16h 30 Reunião com conselhos: CAP e CPP;

• 18h 30 Missa na Capela Mãe Rainha;

• 20h Eucaristia na matriz; com a presença de todas as comunidades

neocatecumenais.

Dia 13 de novembro - Domingo

• 8h Benção na Associação de Evangelização Água Viva; com a presença dos

membros da Renovação Carismática Católica.

• 9h30 Missa na Matriz, encerramento da visita pastoralAtendendo às obrigações de seu ministério, Dom Paulo Roberto Beloto tem realizado

presente direta ou indiretamente, bem como a maior parte possível de igrejas da

paróquia para celebrar com o bispo.

Dia 9 de novembro – Quarta-feira

• 19h30 Missa na Capela São João

Dia 10 de novembro – Quinta-feira

• 8h Entrevista à Rádio Gazeta;

•8h30 Entrevista à Orlândia Rádio Clube – ORC;

•9h Visita na Creche Isolina Zancopé;

• 10h Visita na ETEC Professor Alcídio de Souza Prado;

• 15h Visita na creche Getúlio Lima - Unidades I e II;

• 17h Visita no Hospital Santo Antônio;

• 19h30 Crisma na Capela São Francisco.

Dia 11 de novembro – Sexta-feira

• 7h Missa na Capela Santa Genoveva;

•8h EE Oswaldo Ribeiro Junqueira;

• 10h Visita ao FAC (Sagrada Família);

• Tarde de sexta para secretaria paroquial e funcionários;

• 19h Crisma na Matriz São José.

Dia 12 de novembro – Sábado

• 8h Visita nas capelas: Capela São Francisco do Haras, Capela Santa Luzia,

Capela Nossa Senhora Aparecida, Capela do Cemitério São João;

• 15h Encontro com candidatos eleitos;

• 16h 30 Reunião com conselhos: CAP e CPP;

• 18h 30 Missa na Capela Mãe Rainha;

• 20h Eucaristia na matriz; com a presença de todas as comunidades

neocatecumenais.

Dia 13 de novembro - Domingo

• 8h Benção na Associação de Evangelização Água Viva; com a presença dos

membros da Renovação Carismática Católica.

• 9h30 Missa na Matriz, encerramento da visita pastoral