Franca, 21 de Novembro de 2017

16/11/2016 - Pascom realiza 1º Encontro Diocesano com a presença de 13 paróquias

Membros da Pastoral da Comunicação de 13 paróquias da Diocese de Franca, participaram no dia 15 de novembro, feriado da Proclamação da República, do 1º Encontro Diocesano da Pascom. O evento foi realizado no salão da Paróquia Santa Cruz, em Ribeirão Corrente e contou com a presença da equipe da Pascom da Arquidiocese de Ribeirão Preto que realizou uma formação sobre a fundamentação e a aplicabilidade da Pascom.

O Encontro começou com uma oração conduzida pelo anfitrião, padre Antônio de Pádua Dias e na sequência, as boas vindas aos presentes feita pelo assessor da Pastoral da Comunicação na Diocese, padre Ferdinando Henrique Pavan Rubio que pediu para que todos se apresentassem.

Na primeira parte da manhã, os pasconeiros tiveram uma formação teórica sobre o que é comunicação e os diversos tipos de comunicação. Um detalhamento sobre o que é a Pastoral da Comunicação e a importância e o papel dela dentro de uma diocese e de uma paróquia tomou conta da segunda parte do encontro.

Após um intervalo, as equipes paroquiais da Pascom na Diocese de Franca receberam explicações sobre produção e tiraram dúvidas sobre como implantar, formatar e fazer a Pascom ser reconhecida e respeitada dentro de uma paróquia. Uma oração e um almoço preparado pela Paróquia Santa Cruz encerrou o encontro. Para 2017, estão programados outros dois encontros do tipo: o primeiro em março com a presença de Dom Vilson Dias de Oliveira, bispo de Limeira e referencial da Pascom no Regional Sul 1 da CNBB (Estado de São Paulo) e o outro, no segundo semestre, tendo como convidado o padre Eduardo Dougherty, fundador da rede de comunicação Século 21 de Valinhos-SP.