Franca, 23 de Novembro de 2017

03/12/2016 - Dom Paulo realiza última Reunião Geral do Clero

Foi realizada na manhã do dia 1º de dezembro de 2016, nas dependências da Paróquia Menino Jesus de Praga em Franca, a última Reunião Geral do Clero da Diocese de Franca, com a sua maioria presente, entre padres, religiosos e diáconos permanentes.

Por volta das 9 horas, iniciamos a reunião com a Oração Média conduzida pelo Pe. Fabiano, ainda Vigário da Forania Beata Rita Amada de Jesus, auxiliado por alguns outros padres correspondentes à mesma. Ao final da oração, Dom Paulo nos apresentou o casal Ésio e Lívia, proprietários da empresa de turismo Tastur, que nos falaram sobre uma proposta de peregrinação à “Terra Santa” – Israel, Roma e Assis -, tendo como Diretor Espiritual o próprio Bispo Diocesano. O convite para a peregrinação foi estendido a todos os padres, religiosos, diáconos e leigos da Diocese.

Na sequência, o Diácono Amauri apresentou um balaço geral da venda das rifas em prol à Cáritas Diocesana e a Érica, que é membra deste organismo em nossa diocese, apresentou-nos o Senso Diocesano das Pastorais Sociais que, em parceria com o Lions Clube de Franca, tem um projeto para o próximo ano chamado Ação solidária para a diminuição da fome, que envolve parceiros como comerciantes e calçadistas da cidade de Franca, porém com a intenção de expandi-lo para todas as cidades da Diocese ao longo dos próximos anos. No próximo dia quinze de dezembro, haverá uma Missa na Sé Catedral em Franca para apresentação do projeto e mobilização pública.

Posterior a esses assuntos extra pauta, Dom Paulo fez uma breve exposição sobre a fundamentação e constituição dos Conselhos Diocesanos – conforme estabelecido nos Artigos 1º, 4º, 7º, 9º e 11º do Estatuto da Constituição da Igreja Particular de Franca -, tendo em vista que essa reunião estava prevista, especialmente, para a constituição do novo Conselho de Presbíteros e Colegiado de Pastoral, com a nomeação e eleição dos seus respectivos membros.

O Pe. Valdomiro, em seguida, orientou-nos sobre a primeira votação para o cargo de Coordenador Diocesano de Pastoral e, após a consulta e apuração dos votos, Dom Paulo o apresentou (Pe. Valdomiro) como o mais votado entre três outros padres e, portanto, continuará exercendo a função na Diocese.

Após ter discorrido sobre o item Assessorias Eclesiástica às Pastorais, apresentando e nomeando (às que não tinham assessores ainda) os respectivos Assessores Diocesanos das mesmas, Pe. Valdomiro exortou-nos a nos reunirmos por Foranias, em separado, para que então pudéssemos eleger os novos Vigários Forâneos da nossa Diocese. Segue os nomes dos eleitos:

Forania Imaculada Conceição – Pe. Rogério Ruffo;

Forania Nossa Senhora Aparecida – Pe. Evaristo de Oliveira;

Forania Santa Gianna – Pe. Ferdinando Henrique Pavan Rubio;

Forania Beta Rita Amada de Jesus – Pe. Adriano Henrique da Silva;

Forania São Joaquim – Pe. Mauro Henrique da Silva.

Contudo, ficou assim composto o novo Conselho Diocesano de Presbíteros:

Bispo Diocesano: Dom Paulo Roberto Beloto

Vigário Geral: Monsenhor José Geral Segantin

Vigários Forâneos:

Pe. Rogério Ruffo

Pe. Evaristo de Oliveira

Pe. Ferdinando Henrique Pavan Rubio

Pe. Adriano Henrique da Silva

Pe. Mauro Henrique da Silva

Coordenador Diocesano de Pastoral: Pe. Valdomiro José de Souza

Representante dos Presbíteros: Pe. Idair Perina

Procurador da Cúria: Monsenhor Sebastião Fábio Girolamo

Chanceler do Bispado: Pe. Célio Adriano Cintra

Reitor do Seminário de Teologia: Pe. Welington Eustáquio de Oliveira

Membros nomeados pelo Bispo Diocesano: Frei Afonso de Carvalho Garcia, OAR e Frei Antônio Carlos Marchioni, OFM.

Finalmente, Dom Paulo encerrou a reunião expressando seus sinceros agradecimentos aos presbíteros e aos diáconos permanentes, pelos trabalhos realizados ao longo do ano de 2016 nas paróquias e nas atividades diocesanas.

Pe. Ferdinando Henrique Pavan Rubio

Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação