Franca, 21 de Novembro de 2017

03/02/2017 - Primeira reunião do Colegiado de Pastoral da Diocese

Aconteceu ontem, 02/02/2017, nas dependências do nove Centro Diocesano de Pastoral da Diocese de Franca - complexo junto ao Seminário Diocesano Nossa Senhora do Patrocínio - a primeira reunião do Colegiado de Pastoral da Diocese, com a posse dos seus novos membros. Dom Paulo, Bispo de Franca, presidiu a oração inicial e fez uma breve exortação sobre o papel de cada membro do Conselho Diocesano de Pastoral, composto pelo Bispo Diocesano, pelo Coordenador Diocesano de Pastoral - Pe. Valdomiro, e pelos cinco Vigários Forâneos da Diocese: Pe. Rogério - Vigário da Forania Imaculada Conceição; Pe. Ferdinando - Vigário da Forania Santa Gianna; Pe. Evaristo - Vigário da Forania Nossa Senhora Aparecida; Pe. Adriano - Vigário da Forania Madre Rita e Pe. Mauro Henrique - Vigário da Forania São Joaquim. Na sequencia, foi proferida a Profissão de Fé e o Juramento de Fidelidade dos novos membros do Conselho, junto ao Bispo Diocesano Dom Paulo.

Em seguida, Pe. Valdomiro conduziu a reunião que se pautou nos seguintes assuntos:
• Expectativas diante das novas atribuições que cada um do membros do Conselho assumiu;
• Breve contextualização sobre a criação do Centro Diocesano de Pastoral e sua utilidade pastoral para a Dicoese;
• Criação de Comissões Diocesanas, para o melhor assessorar as Realidades e Pastorais Diocesanas, com representatividade de padres, diáconos permanentes e seminaristas da Diocese;
• 9º Plano Diocesano de Pastoral: foi feita uma breve leitura da composição do texto final e uma exortação por parte do Bispo Diocesano, para que as Paróquias sintam-se motivadas a realizarem a Assembleia Paroquial regularmente, como pedem as normas e diretrizes da Igreja no Brasil e Igreja Particular de Franca;
• Breve exposição sobre as Orientações e Normas Pastorais que estão sendo revisadas para a publicação.

A reunião encerrou-se com uma oração, também presidida por Dom Paulo, por volta das 11h30.

Pe. Ferdinando Henrique Pavan Rubio
Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação