Franca, 23 de Novembro de 2017

21/03/2017 - Em visita à Diocese irmã do Bom Jesus do Gurguéia, nosso Bispo Diocesano Dom Paulo

Em visita à Diocese irmã do Bom Jesus do Gurguéia, nosso Bispo Diocesano Dom Paulo, acompanhado do Coordenador Diocesano de Pastoral, Pe. Valdomiro e do Representante Eclesiástico para as Missões no Piauí, Pe. Geraldo José Urbinatti – padre Lalim -, encontrou-se com o Bispo de Bom Jesus Dom Marcos Antonio Tavoni, com Pe. Leandro – Coordenador Diocesano de Pastoral – e Pe. José Manuel – Referencial das Missões no Piauí, representando a Diocese de Franca.

O projeto das missões populares na Diocese de Bom Jesus do Gurguéia iniciou-se no final da década de 90, através de seminaristas do nosso Seminário Diocesano que, durante o período de férias em janeiro, deslocaram-se para algumas cidades do interior do Piauí, enviados a evangelizar famílias e comunidades locais.

A singela expressão missionária, com o passar do tempo, tomou relevante proporção, quando se formou na Diocese de Franca um grupo de leigos, seminaristas e padres para dar continuidade ao projeto missionário (inclusive algumas pessoas desse grupo viveram um experiência mais intensa, quando optaram por residir por aproximadamente dois anos no Piauí), interrompido em 2013, quando se viu a necessidade de fazer uma readequação em alguns aspectos da base do projeto. E outro fator que contribuiu para essa “pausa” com as missões, foi a aceitação da Santa Sé do pedido de renúncia do então Bispo Diocesano de Bom Jesus do Gurguéia, Dom Ramón Lópes Carrozas.

Com a nomeação do novo Bispo Diocesano de Bom Jesus, Dom Marcos em janeiro de 2014, nosso Bispo Dom Paulo Roberto Beloto retoma agora as discussões sobre a continuidade do projeto missionário “Igrejas Irmãs”: Franca – Bom Jesus do Gurguéia.

Rezemos para que o Espírito Santo continue a iluminar e inspirar nossos corações, para que em tudo façamos a vontade do Pai.

Pe. Ferdinando Henrique Pavan Rubio
Assessor Diocesano da Pastoral da Comunicação