Franca, 23 de Novembro de 2017

12/05/2017 - Dom Paulo Roberto faz diário da Assembleia da CNBB

Assembleia Geral da CNBB

Foi realizada do dia 26 de abril a 5 de maio, a 55ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O encontro foi realizado no Centro de Eventos Pe. Vítor Coelho de Almeida, situado no pátio do Santuário Nacional da Padroeira do Brasil, em Aparecida (SP). A assembleia terminou na sexta-feira, 5 de maio, quando na cerimônia de encerramento, os bispos realizaram uma breve oração de ação de graças pelos trabalhos realizados durante os dez dias que permaneceram reunidos convivendo, estudando, debatendo e rezando pela Igreja.

Eram mais de 370 membros da Conferência na reunião: cardeais, arcebispos, bispos diocesanos, bispos prelados, bispos auxiliares e coadjutores. Além desses bispos, estiveram presentes mais de 50 bispos eméritos, isto é, aqueles que já renunciaram ao governo de Igrejas Particulares e se encontram num tempo fértil de descanso e em trabalhos diferentes.

O tema central da Assembleia, “Iniciação à Vida Cristã”, foi trabalhado em diversas sessões do encontro. Contou com estudos de grupos e plenários que, no final, votou e aprovou um texto final para ajudar as dioceses e comunidades na caminhada de constante renovação da iniciação à vida cristã de crianças, jovens e adultos.

O bispo da Diocese de Franca, Dom Paulo Roberto Beloto, participou da assembleia e fez um diário de como foram esses dez dias em Aparecida.

Confira abaixo:

Dia 26 de abril (quarta-feira)

Tivemos a abertura da Assembleia, com a celebração da Eucaristia, no Santuário Nossa Senhora da Conceição Aparecida, presidida por Dom Sérgio da Rocha, Cardeal, Presidente da CNBB. As 9h15 tivemos a sessão de abertura, com palavras de acolhida de Dom Orlando Grandes, Arcebispo de Aparecida, do Prefeito da cidade, do Reitor do Santuário e Dom Sérgio.

Dia 27 de abril (quinta-feira)

Os Bispos do Brasil aprovaram em 2012, na 50° Assembleia o Projeto Comunhão e Partilha, com o objetivo de ajudar as Dioceses mais pobres, na formação dos seus seminaristas.

Há dioceses no Brasil que as receitas mensais não ultrapassam R$ 5. 000,00. A partilha ė uma luz solidária. Cada diocese oferece 1% de sua receita mensal. Em 2016, o Projeto colaborou com a formação de 403 seminaristas.

A Diocese de Franca contribuiu em 2016 com R$ 13.377, 94. O Projeto foi renovado por unanimidade. Deus seja louvado.

Dia 28 de abril (sexta-feira)

A espiritualidade ė um ponto forte nas Assembleias dos Bispos, com suas celebrações e orações, retiro. A Eucaristia ė o Centro, celebrada sempre no Santuário de Nossa Senhora.

Hoje rezamos com os Bispos Eméritos e por eles. Rezamos pelo Brasil, por nosso povo, pelos trabalhadores. Que o Espírito Santo nos dê discernimento para encontrar um caminho justo, reto, leal e de paz.

Dia 29 de abril (sábado)

No meio de nossa Assembleia em Aparecida, temos um tempo de parada: ė o nosso retiro.

Que bom. Podemos fazer silêncio, ouvir, rezar. Aproveito para rezar por todos vocês, amigos e irmãos.  Sob o manto de Nossa Mãe Aparecida, entrego seus pedidos e intenções.

Abraços a todos. Em Cristo Jesus.Dom Paulo.

Dia 2 de maio (terça-feira)

Estamos tratando do tema central: Iniciação Cristã - um processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo. Estamos concluindo o texto que será produzido.

Hoje rezamos na Missa pelos bispos eméritos. Rezamos por Dom Diógenes.

A vida do justo está nas mãos de Deus.

Dia 3 de maio (quarta-feira)

"Todas as gerações, de agora em diante, me chamarão feliz, porque o Poderoso fez para mim coisas grandiosas" (Lc 1,48).Com Maria, louvamos a Deus por nossa Igreja, nossa mãe, que nos gera na fé, nos educa e nos alimenta.

Louvamos a Deus por mais uma Assembleia da CNBB.

Veja algumas fotos da Assembleia na seção Eventos