Franca, 21 de Novembro de 2017

09/06/2017 - 80ª Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1

Estivemos em Aparecida, de 06 a 08 de junho, Arcebispos, bispos, coordenadores de pastoral, de organismos e pastorais, realizando a 80° Assembleia dos Bispos do Regional Sul 1, cujo tema é "Cristãos leigos e leigas na Igreja e na Sociedade: sal da terra e luz do mundo"; o Ano do Laicato de 2018; recepção e implicações para as Dioceses do Regional Sul 1.

Refletimos que o Concílio Vaticano II recuperou a missão e a vocação dos cristãos leigos na Igreja.

Necessitamos de um Laicato de verdadeira expressão, maduro e consciente.

O leigo é verdadeiro sujeito eclesial, com protagonismo, corresponsabilidade e comunhão. É chamado a participar na ação pastoral da Igreja.

A dignidade do leigo vem do Batismo.

É importante uma mudança de mentalidade e estrutura na compreensão e missão dos cristãos leigos na Igreja.

Por Dom Paulo

Notícias da Assembleia do Sul 1

Hoje (07/06) tivemos a visita de duas assessorias: do Secretário de Educação do Estado, José Renato Nalini e dos Deputados Estadual e Federal, Reinaldo Alguz e Evandro Gussi, que trataram da missão dos cristãos leigos na educação e na política.

Foi uma rica partilha, com pedidos e sugestões da presença da Igreja nessas realidades desafiadoras.

Devemos nos aproximar com compaixão diante daqueles que estão sendo levados para o caminho errado.

Por Dom Paulo