Franca, 21 de Julho de 2017

FORMAÇÃO PERMANENTE DO CLERO

No dia 28 de junho aconteceu na cidade de Franca, nas dependências do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Patrocínio, a formação permanente para o clero. O evento começou na parte da manhã, às 9horas e transcorreu durante parte da tarde, encerrando-se as 16horas.

Quem foi escolhido para dar a formação foi o Padre Cristovan Iubel, da diocese de Guarapuava no Paraná. Apesar de ser um padre diocesano, com 30 anos de ministério, padre Cristovan trabalha há mais de 30 com a pastoral do dízimo em sua diocese natal e é um dos que assessoram a CNBB junto a essa realidade.

Depois da exposição história ele nos apresentou o documento de estudos número 8, intitulado Pastoral do Dízimo. Padre Cristovan fez uma exposição bastante rápida e profunda sobre este estudo, apresentando muitos temas que ali são tratados que realmente nos surpreenderam no sentido de que a reflexão dos bispos e padres que o elaboraram foi muito densa.

O passo seguinte foi a apresentação do documento 106, que é uma espécie de atualização do documento 8. Sua exposição foi também profunda e mais demorada no sentido de que este é o documento atual, é a palavra oficial da igreja do Brasil sobre o dízimo. Como um grande conhecer do tema, ele fazia constantemente um paralelo entre o documento 8 e o 106.

Tudo isso consumiu a manhã e parte da tarde. Encerrada a exposição do documento ele partilhou um pouco das experiências que ele tem, acumuladas em razão de viajar este Brasil de norte a sul, leste a oeste. Foi também um momento precioso para aprendermos com os acertos de muitos e com os equívocos de tantos outros.

Nesse mesmo dia, à noite, na Igreja Santo Antônio, em Franca, Padre Cristovan fez uma exposição para todos os agentes paroquiais do dízimo e demais pessoas que lá se fizeram presentes. Foi também uma exposição belíssima de uma hora e meia, começando as 20h30.

Tanto da parte dos padres diocesanos, como dos religiosos que trabalham em nossa diocese, a participação nessa formação foi muito boa. Talvez 3 ou 4 padres no máximo não estiveram presentes por motivo de força maior. A noite com os nossos leigos, a participação também foi excelente, as pessoas receberam muito bem o convite feito pela pastoral do dízimo e lotaram a igreja Santo Antônio, com participação de todas as foranias.

Padre Alessandro Orlovski

Assessor diocesano da Pastoral do Dízimo.