Encontro Diocesano de Capacitação para a Campanha da Fraternidade 2020

Aconteceu no dia 18/01 no Centro Diocesano de Pastoral São João XXIII, localizado na cidade de Franca, o Encontro Diocesano de Capacitação para a Campanha da Fraternidade 2020. O Encontro de Capacitação contou com a participação de sacerdotes, diáconos, seminaristas e de representantes leigos de diversas paróquias e realidades da diocese. Dom Paulo Roberto Beloto, bispo diocesano e Padre Idair Perina, Assessor Eclesiástico para a Campanha da Fraternidade, abriram oficialmente o Encontro. Padre Aparecido de Souza Meireles, Coordenador Diocesano de Pastoral, também esteve presente desejando boas-vindas e um profícuo trabalho a todos.

Após a abertura dos trabalhos, Padre Márcio Barbosa Rigolin, Vigário Forâneo da Forania Nossa Senhora Aparecida e Pároco da Paróquia São Pedro conduziu uma riquíssima e profunda formação bíblica e teológica sobre a Parábola do Bom Samaritano, fonte de inspiração para o Tema e o Lema da Campanha deste ano.

Dando sequência, os presentes tiveram a oportunidade participar de alguns momentos formativos, com o intuito de conhecer o tema proposto para a Campanha, a partir do MÉTODO DO VER, JULGAR E AGIR, além de realizar várias reflexões individuais ou em grupo sobre os caminhos a serem percorridos e os desafios a serem superados pela Campanha da Fraternidade na Diocese.

Ao longo desses momentos formativos os participantes do Encontro contaram com a valorosa contribuição dos seguintes formadores: Padre Leonaldo Cardoso Beneti, Pároco da Paróquia Santa Terezinha, Padre Valdomiro José de Souza, Pároco da Paróquia São Sebastião e do Padre Ovídio José Alves de Andrade, Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que trabalharam respectivamente as realidades do VER, JULGAR E AGIR, constantes no Texto Base.

Ao final do Encontro Mirian Rosy de Andrade, Assistente Social e Responsável pela Cáritas Diocesana, apresentou os projetos desenvolvidos pela Instituição em parceria com as Pastorais Sociais da Diocese de Franca. Bruno Henrique Alves Honório, Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade apresentou a Agenda da Campanha da Fraternidade e os eventos programados para o ano de 2020.

O Encontro de Capacitação foi concluído com Celebração Eucarística presidida por Dom Paulo Roberto Beloto; ocasião em que os presentes, tiveram a oportunidade de se alimentar da Palavra proclamada e do sacramento da Eucaristia.

Que a Campanha da Fraternidade de 2020 possa despertar em nós a espiritualidade e as ações do “Bom Samaritano”, através das quais somos chamados a ver, sentir compaixão e cuidar de tantos irmãos e irmãs que se encontram perdidos, feridos, machucados e marginalizados nas periferias existenciais de nossa sociedade.

Bruno Henrique Alves Honório, Coordenador Diocesano da Campanha da Fraternidade

Ver Álbum