Segundo domingo do Advento ou Solenidade da Imaculada Conceição? Entenda.

No próximo dia 8 de dezembro, um domingo, será a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Dentro do Tempo do Advento, a Igreja no Brasil celebrará a solenidade mariana no lugar do 2º Domingo deste tempo litúrgico. Esta peculiaridade tem gerado algumas dúvidas quanto às precedências das celebrações no contexto da pastoral litúrgica. O assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), padre Leonardo Pinheiro, ajuda a entender esta questão.

A dúvida surge quando consultada a tabela de precedência das celebrações. De acordo com o Diretório de Liturgia da Igreja no Brasil, “se ocorrem no mesmo dia várias celebrações, celebra-se a que ocupa um lugar superior na tabela dos dias litúrgicos. Se uma solenidade for impedida por algum dia litúrgico que tem precedência sobre ela, transfere-se para o dia mais próximo que estiver livre”.

“Na tabela de precedências das celebrações, contida nas ‘Normas Universais do Ano Litúrgico e Calendário Romano Geral’, número 59, o domingo do Advento tem precedência em relação às Solenidades e este é o motivo da dúvida”, conta padre Leonardo.

Mas a resposta está na página 715 do Missal Romano, indica o assessor. Ali, já no topo da página, se encontra a explicação do porquê, mesmo no domingo do Advento, se celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Maria:

“No Brasil, por determinação da CNBB e autorização da Santa Sé, esta solenidade é sempre celebrada no dia 8 de dezembro, mesmo que este dia seja Domingo do Tempo do Advento”.

Fonte: www.cnbb.org.br