Solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo, Rei do Universo

Encerramos o Ano Litúrgico, professando a nossa fé em Jesus Cristo como Rei do Universo. O caminho da sua realeza foi o amor: “tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1). Esta era a vontade do Pai. Toda a sua vida foi fazer esta vontade.

Jesus assumiu a sua missão até as últimas consequências, oferecendo a sua vida, aceitando o cálice da paixão, carregando as nossas dores, tornando-se maldição pela nossa causa (Gl 3,13). É por Jesus que “temos a redenção, o perdão dos pecados” (Cl 1,14).

O Pai aceitou o sacrifício do Filho e o coroou com a ressurreição. Libertou-o do poder das trevas e o glorificou. Jesus foi para o Pai e está sentado à sua direita. Agora é o Senhor, o nosso Sacerdote, o “único mediador entre Deus e a humanidade” (1 Tm  2,5).

Só em Jesus Cristo encontramos o sentido da vida. “Em nenhum outro há salvação, pois não existe debaixo do céu outro nome dado à humanidade pelo qual devamos ser salvos” (At 4,12). Ninguém vai a Deus senão por Jesus (Jo 14,6).

A fé é um encontro de amor. É o amor de Deus revelado na pessoa e na missão de Jesus Cristo, que nos santifica e dá sentido à nossa existência. A fé é uma experiência de encontro vivo com Jesus Cristo, que gera conversão, discipulado, comunhão e missão (DAp, 278). Ela nos leva a celebrar a nossa união com Ele, nosso Rei e Senhor.

Como celebramos o nosso encontro com Jesus Cristo? O Documento de Aparecida apresenta esses lugares (DAp 246-275).

1 – “Na fé recebida e vivida na Igreja”. Jesus é a “Cabeça do corpo, isto é, a Igreja” (Cl 1,18). Ofereceu-se à ela para salvá-la e salvar os seus fiéis. É nesta comunidade de fé que acolhemos a graça da salvação e da união com Jesus Cristo. Ele é o Rei que governa, dirige e protege o Corpo-Igreja. Quando nos unimos a este corpo, recebemos da vida do Senhor.

2 – “Encontramos Jesus na Sagrada Escritura”, pois ela é a Palavra do Senhor, a Palavra de nossa Salvação. Por isso, “as divinas Escrituras sempre foram veneradas como o próprio Corpo do Senhor pela Igreja” (DV, 21).

3 – “Encontramos Jesus Cristo, de modo admirável, na Sagrada Liturgia”, nos sacramentos da Igreja: no Batismo, “porta que dá acesso aos demais Sacramentos” (CIgC, 1213); na Confirmação onde somos “vinculados mais perfeitamente à Igreja” (Idem, 1285); na Eucaristia, “lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo” (DAp, 251); na Penitência, onde recebemos o perdão de Deus e a reconciliação com a Igreja.

4 – Celebramos a nossa união com Jesus Cristo na oração pessoal e comunitária, pois oração é tratar de amizade com Aquele que sabemos que nos ama.

5 – Encontramos Jesus no amor fraterno, naqueles que sofrem, pobres, aflitos e enfermos. “Quem observa os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus permanece nele” (1 Jo 3,24).

6 – A nossa devoção à Maria e aos santos “são lugares privilegiados de encontro com Jesus Cristo” (DAp, 273).

Unidos a Jesus, nosso Rei, continuamos a sua missão de reprovar o pecado e anunciar o “Reino da verdade e da vida, Reino da santidade e da graça, Reino da justiça, do amor e da paz” (Prefácio de Cristo Rei).

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.                                                                                                 .