Trajetória e Memória

Nesta matéria Padre Wallace, lançando um olhar para o passado, apresenta alguns números relativos à Diocese Francopolitana hoje.

A "Vigararia de Franca" foi criada em 1969, com a anuência do Arcebispo Metropolitano de Ribeirão Preto e do Núncio Apostólico no Brasil. Desde então, foram iniciados os trabalhos para a estruturação da futura Diocese. Quando instalada, em 12 de junho de 1971, a Diocese Francopolitana, como assim denominou a Bula Quo Aptius, de Sua Santidade São Paulo VI, ela foi delimitada em um território com 19 municípios, sendo que a sede episcopal escolhida foi a cidade de Franca. A Paróquia Nossa Senhora da Conceição, destarte, foi elevada à categoria de Sé Catedral. A nova Igreja Particular contava com 21 paróquias.

Ao longo destes 50 anos de história foram ordenados, neste território diocesano, 96 sacerdotes e 35 diáconos permanentes.

O Clero Francopolitano conta, atualmente, com 62 presbíteros diocesanos, incardinados na Diocese; 02 sacerdotes missionários que aqui residem; 20 padres religiosos (OAR - Ordem dos Agostinianos Recoletos, OFM - Ordem dos Frades Menores, Sjs Fraternidade Servos de Jesus Salvador); 32 diáconos permanentes.

Nossas paróquias somam um número de 44, temos ainda 01 Área Pastoral. Elas estão divididas nas 05 foranias que organizam a ação pastoral em nossa Igreja Particular: Forania Nossa Senhora da Conceição, Forania Nossa Senhora Aparecida, Forania Santa Gianna, Forania São Joaquim e Forania Madre Rita Amada de Jesus.

Neste tempo de evangelização a Diocese de Franca ofereceu alguns filhos para a Igreja no Brasil, para serem bispos: Dom Angelo Pignoli (Bispo de Quixadá, CE), Dom Devair Araújo da Fonseca (Bispo de Piracicaba).Dom Emilio Pignoli pertencia ao clero de Ribeirão Preto. Dom Pedro Carlos Cipolini incardinou-se na Arquidiocese de Campinas.

Pe Wallace N. de Aguiar Honório, chanceler do bispado.