Glória e Oração do dia

Catequese Dominical sobre a Santa Missa

Glória
Pode ser recitado ou cantado. É um antigo hino pelo qual a Igreja, reunida no Espírito Santo, glorifica a Deus Pai e ao Cordeiro. É súplica e louvor ao mesmo tempo, recitado aos domingos (exceto no Advento e na Quaresma), nas solenidades e nas festas.
O Glória nos lembra que a oração de louvor é  um patrimônio bíblico e da tradição cristã. É a melhor oração que podemos dirigir a Deus. Brota do coração reto e humilde que contempla a sua grandeza, sua bondade, sua justiça, sua salvação, seu auxílio, sua misericórdia, sua glória, seus maravilhosos desígnios. Louvamos a Deu em tudo. É um sacrifício agradável a Ele.

Oração do dia
Esta oração, também chamada coleta, encerra os ritos iniciais, lançando a assembleia no mistério a ser celebrado. O sacerdote convida o povo a orar, cantando ou dizendo com as mãos juntas: Oremos. É um chamado a oração, conscientes de que estamos na presença de Deus. Numa breve pausa, todos rezam em silêncio. O sacerdote reza a oração, suplicando a Deus Pai, concluindo por Jesus Cristo, no Espírito Santo. O povo aclama: Amém, dando seu assentimento.