CNBB abre nesta quarta-feira o Mês da Bíblia

A Igreja no Brasil celebra neste ano de 2021 os 50 anos da dedicação do mês de setembro como o Mês da Bíblia.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), por meio da Comissão para a Animação Bíblico-Catequética, propõe para este ano o aprofundamento da Carta de São Paulo aos Gálatas, e o lema “Pois todos vós sois UM só em Cristo Jesus”, extraído do “hino batismal”, descrito em Gl 3,26-28, quando Paulo afirma que todos são filhos e filhas de Deus.  Tema e lema estão em sintonia com o evangelho do Domingo da Palavra de Deus, que é extraído de Mc 1,14-20, quando Jesus inicia a sua missão, após a prisão de João Batista.

Setembro: o Mês da Bíblia

O Mês da Bíblia surgiu em 1971, na arquidiocese de Belo Horizonte, por ocasião da celebração do seu cinquentenário. As Irmãs Paulinas, através do Serviço de Animação Bíblica (SAB), deram o primeiro impulso e, posteriormente, a CNBB assumiu-o como uma proposta nacional.

O Mês foi instituído a partir da urgência de anunciar a Palavra de Deus e a beleza de fazer ecoar no coração dos ouvintes a Palavra que renova e impulsiona à missão. À luz do Concílio Vaticano II, foi criado para mobilizar o aprofundamento e a vivência da palavra, através de um itinerário com a Palavra com um tema específico para cada ano.

Entre seus objetivos estão o de contribuir para o desenvolvimento das diversas formas de presença da Bíblia, na ação evangelizadora da Igreja, no Brasil; criar subsídios bíblicos nas diferentes formas de comunicação e facilitar o diálogo criativo e transformador entre a Palavra, a pessoa e as comunidades.

As comemorações do Mês da Bíblia são concluídas com o Dia de São Jerônimo, no dia 30. O santo do século IV foi o responsável por traduzir a bíblia do hebraico para o latim, cujo resultado denominou-se “Vulgata”, pois o latim era a língua falada na época universalmente. Com seus estudos, traduções, interpretações, comentários e escritos, São Jerônimo facilitou o acesso aos livros sagrados.

A Edições CNBB publicou o texto-base e os encontros bíblicos, subsídios que têm o objetivo de auxiliar as comunidades e paróquias no aprofundamento bíblico, na preparação e vivência do Mês da Bíblia 2021.Ambos podem ser encontrados no site da editora www.edicoescnbb.org.br.

Abertura do Mês da Bíblia
Para a abertura desta 50ª edição do Mês da Bíblia, nesta quarta-feira, 1º de setembro, a CNBB programou uma série de eventos, que inicia com a Missa às 9h, transmitida direto do Santuário de Nossa Senhora da Piedade, em Caeté (MG), presidida por Dom Walmor Oliveira de Azevedo; às 17h, acontecerá a edição especial do programa Leitura Orante, com Dom José Antônio Peruzzo; e uma mesa-redonda reunindo Dom Joel Portella Amado, Dom José Antônio Peruzzo e Pe. Reginaldo Manzotti, a partir das 20h, com mediação de Pe. Jânison e Patricia Zaganin. As transmissões serão realizadas pelas TVs Evangelizar, Pai Eterno, Imaculada e Horizonte.

Fonte www.cnbb.org.br