Reunião geral do clero diocesano

Clero diocesano reuniu-se na manhã desta quinta-feira.

Na quinta-feira, dia 02 de setembro de 2021, aconteceu a reunião geral do clero no Centro Diocesano de Pastoral.

A reunião teve início às 9h da manhã com a oração da Hora Média, presidida por Dom Paulo e pelo Pe. Adilson, Vigário da Forania Nossa Senhora Aparecida.

Após a oração, o Pe. Ferdinando (Assessor Diocesano da Pascom) orientou os presentes para que fizessem uma nova fotografia, com o auxílio e trabalhos da Roberta (Coordenadora Diocesana da Pascom), a fim de atualizar os dados no Portal da diocese.

Dentre os assuntos da pauta, Dom Paulo fez três colocações:

1. Alertou sobre a maneira correta de celebrar a Liturgia das Horas;

2. Apresentou, acompanhado do Diácono Romualdo, o subsídio para as equipes paroquiais da Pastoral do Batismo. Comunicou que serão realizados encontros por Forania, com as equipes da Pastoral do Batismo das paróquias, nos dias e locais abaixo:

Forania Imaculada Conceição: dia 06/10 às 19h30 na Paróquia Menino Jesus de Praga;
Forania Nossa Senhora Aparecida: dia 08/20 às 19h30 na Paróquia Santa Rita de Cássia – Franca;
Forania São Joaquim: dia 13/10 às 19h30 na Paróquia Cristo Rei;
Forania Santa Gianna: dia 18/10 às 19h30 na Capela N. Srª. Auxiliadora;
Forania Madre Rita: dia 27/10 às 19h30 na Paróquia N. Srª. do Carmo.

3. Informou que fará a Visita Pastoral, prevista pelo Código de Direito Canônico, ao longo do ano de 2022 às paróquias, tendo como pauta principal a consulta e assinatura dos livros de assentamentos e um momento de conversa e convivência com os padres e diáconos das mesmas.

Na continuidade da reunião, o Pe. Aparecido (Coordenador Diocesano de Pastoral), dirigiu os demais assuntos da pauta, começando pelo Pe. Rogério (Representante dos Presbíteros), que apresentou o projeto SAP. (Sistema Apoio aos Presbíteros); prestou contas da arrecadação da Anuidade do Clero de 2020 e lembrou que em dezembro do presente ano, todos os padres deverão dispor de R$30,00 para este fundo; disponibilizará o questionário de avaliação para os padres que participaram do retiro do clero em Agudos-SP., realizado no mês de agosto, para que possam apontar críticas e sugestões, contribuindo para que possa ser cada vez mais aprimorado.

O Pe. Wallace (Chanceler do Bispado) fez sérias observações quanto ao atendimento das nossas secretarias paroquiais, ressaltando que este trabalho requer paciência e caridade, especialmente quando os nossos fiéis procuram a Igreja para esclarecer dúvidas e se informarem dos procedimentos, sobretudo, no tocante aos sacramentos. Também informou que acontecerão dois encontros com os secretários(as) paroquiais ainda este ano: dia 18/10 com os da antiga “Região Portinari” (cidades entre Rifaina e Itirapuã; e 25/20 com os da antiga “Região Anhanguera (cidades entre Aramina e Sales Oliveira). Os encontros acontecerão em locais a serem definidos, das 14h às 17h30. Por fim, alertou para os devidos cuidados que o clero, os secretários(as) paroquiais e organismos da Cúria Diocesana precisam ter, com relação à nova lei de proteção de dados LGPD, a fim de que não sejamos surpreendidos por algum tipo de processo civil.

O Pe. Valdomiro (Ecônomo da Diocese) apresentou o balancete da coleta da Solidariedade e lembrou que nos dias 23 e 24 de outubro será feita a coleta das Missões.

O Pe. Fabiano Rosa (Assessore Eclesiástico do COMID) informou sobre o material para o mês de outubro, destacando a importância das missões e as reflexões que poderão ser feitas com o auxílio dos subsídios que estão sendo disponibilizados.

O Pe. Flávio apresentou a proposta do projeto de animação bíblica da pastoral, tendo por base o documento 114 da CNBB. Também explanou sobre o Sínodo de 2023, convocado pelo Papa Francisco, e a dinâmica de como será realizado. Sua abertura oficial em nossa diocese será no dia 17 de outubro na Sé Catedral.

O Pe. Ovídio fez a apresentação do projeto Bom da Cuca que, dentre os demais objetivos, irá “promover um plano de intervenção e apoio psicossocial às crianças e adolescentes que ser encontram em estado de vulnerabilidade psíquica no contexto da pandemia.”

O Pe. Idair comunicou a realização de um encontro de formação diocesano, que será promovido pela equipe da Campanha da Fraternidade, referente ao mês da bíblia. O encontro acontecerá nas dependências da paróquia São Benedito no Dia Nacional da Bíblia, em 26 de setembro das 7h às 13h. Cada paróquia e demais realidades eclesiais deverão enviar até três membros representantes.

O Pe. Célio (Coordenador do SEDAL) comunicou que será realizado um encontro diocesano sobre os encaminhamentos com relação ao Projeto de Animação Bíblica da Pastoral, com um membro representante da pastoral litúrgica de cada paróquia. O encontro será realizado na paróquia Santa Edwiges no dia 17 de novembro. Também ressaltou que, dentre os eventos de comemoração do Jubileu de 50 anos da Diocese, será realizada uma live no dia 07 de dezembro e a missa às 10h30 no dia 08 na Sé Catedral.

O Pe. Vilmar comunicou que já foi pago ao órgão federal a taxa de mudança da Rádio Cultura de Ituverava, de frequência AM para FM, e que a mesma está totalmente à disposição da diocese para quaisquer trabalhos e projetos de evangelização. A rádio, a partir da instalação da nova frequência, poderá ser sintonizada através do número 96,1.

Por fim, o Pe. Aparecido proferiu os agradecimentos aos presentes, lembrando que a próxima reunião acontecerá no dia 02 de dezembro.

Sem mais, a reunião encerrou por volta das 11h20, com uma oração dirigida à Virgem Maria, presidida por Dom Paulo, que proferiu a benção aos presentes.