Fração do pão

23° Domingo do Tempo Comum : Catequese sobre a Santa Missa

O celebrante dá início à fração do pão, deita no cálice uma partícula da hóstia, rezando em voz baixa. Esta indica união, paz, unidade do Corpo e Sangue. Enquanto isso, a assembleia canta ou  recita o Cordeiro de Deus, que faz parte do mesmo rito.

Jesus é o "Cordeiro de Deus, aquele que tira o pecado do mundo" (Jo 1,29). No livro do Apocalipse, depois de escrever as cartas às comunidades, João tem a visão de uma "porta aberta no céu", e ouve uma voz convidando-o a entrar para mostrar "as coisas que devem acontecer" (Ap 4,1). Entrando  no céu, ele vê um trono e nele alguém sentado" (4,2), com um livro na "mão direita", "lacrado com sete selos" (5,1). É o livro que contém o roteiro da história. Ninguém é capaz de abrir este livro (5,3), por isso João chorava muito (5,4). Um ancião o consola, dizendo que o "leão da tribo de Judá, o rebento de Davi, venceu, para abrir o livro e seus sete selos" (5,5). João vê um "Cordeiro, de pé, como que imolado" (5,6). O Cordeiro imolado é Jesus, o único capaz de ler a nossa história e apagar os nossos pecados. Ele e o Pai, "que está sentado no trono", são dignos "de receber o poder, a riqueza, a sabedoria e a força, a honra, a glória e o louvor" (5,12.13).

Apresentação do Pão eucarístico e comunhão: o celebrante reza em voz baixa, preparando-se para receber o Corpo e o Sangue de Cristo, os fiéis podem também rezar em silêncio. Depois, toma a hóstia e, levantando-a um pouco acima da patena, diz voltado para o povo: Eis o Cordeiro de Deus..., e responde junto com o povo: Senhor, eu não digno...

Enquanto o sacerdote e os ministros comungam, começa o canto de comunhão.