Reunião da Coordenação de Pastoral com pastorais, movimentos e realidades diocesanas

Na manhã deste sábado, 11.

Como já previsto no calendário diocesano, aconteceu na manhã deste sábado, 11 de setembro, a partir das 9h, a reunião da Coordenação de Pastoral com as pastorais, movimentos e realidades diocesanas. Desta feita, a reunião foi realizada presencialmente no plenário do Centro Diocesano de Pastoral, após um longo tempo de reuniões virtuais devido ao isolamento social.

Dom Paulo Roberto Beloto iniciou a reunião com a proclamação do Evangelho deste domingo (Mc8,27-35). Em um breve comentário sublinhou que o caminho da vida é assumir Jesus Cristo, o que requer a renúncia de si mesmo por Ele e pelo evangelho, enfatizando que “quem assume um serviço para a Igreja, sabe que é assim”.

As pastorais do Idoso, das Crianças, PASCOM, do Batismo, Carcerária, CDL, Campanha da Fraternidade, Domingo Fraterno, Cáritas, Conselho de Leigos; Movimentos do Cursilho, RCC e Mãe Rainha, e realidades Sitio do Vô Ivo, Fraternidade Pobres de Jesus, Comunidades Arca da Aliança e Incendeia, se fizeram representar e partilharam como tem desenvolvido o trabalho de evangelização neste tempo desde a última reunião. O que se pode observar foi também, de maneira geral, o desejo  de servir a Igreja particular de Franca segundo o carisma de cada um  em prol do fortalecimento de trabalhos conjuntos.

Por fim, Pe. Aparecido apresentou um artigo tratando da produção de conteúdo na internet. Hoje qualquer amador pode produzi-lo, disse. Pelo (grande) número de seguidores pode-se ter a impressão, e ele passa a ser portador, de uma “verdade”. Os influenciadores digitais têm objetivos emocionais, o que ganha é a imagem, ela fala mais do que o texto, atingem a subjetividade. Salientou que é preciso que a Igreja, no uso dos meios de comunicação, tome cuidado com o subjetivismo (pessoas que falam com o pensamento próprio), também porque ao invés de aproximar as pessoas, ele cria o individualismo.

Após a oração final, Pe Aparecido recordou que a próxima reunião está agendada para o dia 11 de dezembro.