Eucaristia e pessoas

26° Domingo do Tempo Comum : Catequese sobre a Santa Missa

A Constituição Conciliar Sacrosanctum Concilium, sobre a Sagrada Liturgia, apresenta a celebração litúrgica como "ação de Cristo Sacerdote e de seu Corpo, que é a Igreja" (SC, 7). Nessa "obra de redenção", Cristo é o verdadeiro  sujeito principal. Mas há nela uma participação ativa de todos os fiéis, assembleia litúrgica que forma a Igreja. A Eucaristia edifica a Igreja, Corpo de Cristo. Uma única assembleia, um único corpo, com pessoas diferentes, com vocações, funções e serviços específicos.

Ministros ordenados: bispos, presbíteros e diáconos

Há uma relação estreita e íntima entre Eucaristia e ministros ordenados, de modo particular o sacerdócio, pois ambos os sacramentos nasceram juntos e estão indissoluvelmente ligados.

Bispos

Na diocese, o Bispo é o primeiro responsável do culto divino. A função santificante é exercida especificamente na pessoa de Cristo, Sumo e Eterno Sacerdote, e constitui o cume e a fonte da vida cristã. Como o Bispo é revestido da plenitude do sacerdócio de Cristo, toma-se seu instrumento. Através do seu ministério ele comunica a graça divina aos fiéis. "Na qualidade de Pontífice responsável pelo culto divino na Igreja particular, o Bispo deve regular, promover e custodiar toda a vida litúrgica da diocese" (Diretório para o ministério pastoral dos Bispos, 145). É fundamental que todos "deem máxima importância à vida litúrgica da diocese em redor do bispo: persuadidos de que a principal manifestação da Igreja se realiza na plena a ativa participação de todo o povo santo de Deus nas mesmas celebrações litúrgicas, sobretudo na mesma Eucaristia, numa única oração, junto a um só altar, presidido pelo Bispo, cercado de seu presbitério e ministros" (SC, 41).

Presbíteros

O presbítero faz as vezes do bispo, por isso, a vida litúrgica da paróquia a ele confiada é de sua responsabilidade, de modo particular a celebração da Eucaristia, principal meio e fim do ministério sacerdotal. O padre é homem da Eucaristia, nela encontra o seu refúgio e o seu melhor repouso. Na celebração da santa Missa, o ministro que age "in persona Christi", encontra as indicações para o caminho de sua santidade. No altar é  o momento do crescimento da sua intimidade com Jesus Cristo e o fortalecimento da prática das virtudes necessárias para o exercício do seu ministério. Quando cada sacerdote celebra a Eucaristia, juntamente com os fiéis, se compromete em oferecer a sua vida, toma-se na Igreja e no mundo um sacrifício vivo, uma eucaristia com Jesus.

Diáconos

O diácono é um ministro ordenado, por isso, deve estar em comunhão com o bispo e os presbíteros.
Na Missa tem as suas funções específicas: proclamação do Santo Evangelho, recitação das preces dos fiéis, preparação do altar para o sacrifício, convidar os fiéis a saudação da paz, despedir o povo no final da celebração, fazer a homilia, quando for solicitado, ajudar a distribuir a comunhão.