Mensagem de Natal 2021

Mensagem de Natal de Dom Paulo Roberto Beloto

Queridos irmãos e irmãs,

“A esperança não decepciona, porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações” (Rm 5,5).

 A frase mais ouvida durante esses dias é: Feliz Natal!  Que sentido tem essa saudação? Para os cristãos, ela expressa o desejo de acolhida de Jesus de Nazaré que nasce entre nós.

Três momentos caracterizam a solenidade do Natal: a recordação de um fato, a sua celebração e a atualização do mesmo.

No Natal recordamos o nascimento do primogênito de José e Maria, Jesus de Nazaré. Nasceu num momento histórico, em Belém, numa manjedoura, rodeado pelos animais e visitado primeiramente pelos pastores. Quem nasce é o Filho do Altíssimo, o Santo, o Filho de Deus (Lc 1,32.35), que se “encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem”. Recordamos o seu nascimento e o sentido de sua missão: “nasceu para vós um salvador, que é o Cristo Senhor” (Lc 2,11).

No Natal celebramos a encarnação do Verbo, sua presença entre nós. Porque o Filho Unigênito está conosco, vivenciamos com intensa alegria o seu nascimento, com gratidão e com uma festa envolta em verdadeira bondade.

Atualizamos o Natal de Jesus com o nosso júbilo, pois temos a certeza de que Deus nos ama incondicionalmente, com um amor gratuito. É nosso dever e nossa salvação dar graças.

O Natal nos ensina a amar, a ter complacência, paciência e misericórdia. Amamos em comunhão com o amor do Senhor.

Atualizamos o Natal com a nossa esperança, pois o Menino Jesus é a realização de todas as promessas. Nossa confiança no Senhor dá sentido às esperanças humanas, pois essas não se sustentam sem a fé e o amor.  A esperança maior é o próprio Deus. Quem espera nele é bendito, recebe sua luz, sua força e sua paz.

Com carinho, meus sinceros votos de Feliz Natal e próspero Ano Novo. 

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.