Amor Familiar: vocação e caminho de santidade

Mensagem de Dom Paulo Roberto às famílias

Estimados irmãos e irmãs, casais e famílias cristãs, estamos celebrando o X Encontro Mundial do Papa com as Famílias. O evento encerra o Ano Família Amoris Laetitia, cujo Tema é “Amor Familiar: vocação e caminho de santidade”.

Em sintonia com este grande acontecimento, estamos realizando em nossas paróquias algumas atividades, principalmente rezando, louvando e agradecendo a Deus Pai o “grande dom da família”, e pedindo a luz do Divino Espírito Santo às nossas famílias, “para que redescubram cada dia a graça recebida” e “saibam dar testemunho” da sua presença “e do amor com que Cristo ama a Igreja”. Pedimos por todas as famílias que passam por dificuldades e sofrimentos, sustento e força no caminho da santificação, perseverança no amor e na fidelidade. Rezamos pelos membros de nossas famílias: crianças, adolescentes, jovens, casais, idosos, para que todos possam viver em harmonia e acolher a vocação da fraternidade, do serviço da vida e da paz.

A família é um “dos tesouros mais importantes”; é “patrimônio da humanidade” (DAp, 432); é um bem para o próprio casal, pois o casamento e a família estão ordenados para a realização dos esposos; é um bem para os filhos, lugar da geração da vida, da educação e da formação; é um bem para a Igreja, na medida em que os pais educam seus filhos para a fé e a vida cristã; e por fim, é um bem para a sociedade, pois é formadora de valores humanos, cívicos e da consciência moral dos filhos. O lar é uma escola de virtudes: é o ambiente natural para se viver o amor e seguir no caminho da santidade.

Em Cristo, a família católica adquire o seu caráter sacramental e a sua santificação: é lugar da educação da fé, escola de fraternidade, santuário da vida e da dignidade humana, do amor e encontro com Deus, amor às pessoas e à criação, lugar de união, diálogo e perdão

Deus quer a família construída sobre o alicerce da unidade e da santidade (Mt 19,4-6). Nesta sua vontade está a realização da vida familiar. A família só será feliz e integrada se viver de acordo com os desígnios do Pai e em sintonia com Ele. A vontade de Deus é a nossa santificação (1 Ts 4,3); é “recapitular tudo em Cristo” (Ef 1,10).

O Espírito Santo concede graças à família, mas conta com a colaboração de seus membros. Construir a família na santidade é um caminho longo e árduo, que exige abertura, perseverança, fidelidade e determinação.

Queridas famílias, contem com o apoio da Igreja nesta missão. Ela sempre se preocupou com o bem das famílias. Por isso, através de pastorais e movimentos, procura se colocar a serviço da evangelização das mesmas. O Papa Francisco escreveu a Exortação Apostólica Pós-Sinodal “Amoris Laetitia”, sobre o amor na família, expressando seu zelo, carinho e compromisso com às famílias.

Acreditamos que as famílias já foram santificadas pela encarnação do Verbo. Com a Sagrada Família, Jesus, Maria e José, todas as gerações são resgatadas.

Que o amor de Deus Pai, a coisa mais bela e importante que uma pessoa tem e pode oferecer, a graça redentora de Jesus Cristo, a força e a comunhão do Espírito Santo estejam presentes nos seios de nossas famílias.

Abençoai, Senhor, o Encontro Mundial e todas as nossas famílias.

Dom Paulo Roberto Beloto, Bispo Diocesano.