"É preciso renovar a mesma novidade" é o tema do Congresso Nacional para as Novas Comunidades 2022.

Canção Nova sediará o Congresso em Cachoeira Paulista/SP

De 4 a 6 novembro, a Comunidade Canção Nova sediará, em Cachoeira Paulista (SP), o Congresso Nacional para as Novas Comunidades.

Com o tema: "É preciso renovar a mesma novidade", o congresso fará referência à misericórdia de Deus que sempre dá uma nova oportunidade para renovarmos.
“Eis que eu renovo todas as coisas” (Ap 21,5b).

Na programação do encontro, constam pregações, momentos de oração e a celebração da Santa Missa, que é o ápice do dia.  A mais poderosa renovação; Formar liderança para perpetuar o Carisma; Nossos Carismas, uma resposta para o jovem atual; Carismas e educação; Carismas e as artes, são os temas das pregações. No sábado, dia 5, será realizado uma noite oracional.

O encontro é gratuito e não há limite de idade para participar. Inicia com a oração do Santo Terço na Ermida às 17h50 da sexta-feira (4/10), e termina com a Santa Missa às 15h no Santuário Pai das Misericórdias.

Diocese de Franca.

Lideranças de sete Comunidades de Franca participarão do Congresso juntamente com o assessor eclesiástico para as Novas Comunidades na diocese, Pe Flávio Cícero.

Sobre as Novas Comunidades

No decurso dos séculos, o Espírito sempre suscitou, na Igreja, realidades novas que servem como uma resposta aos desafios da Igreja no seu tempo. Na modernidade, os ares do Concílio Vaticano II (1962-1965) favoreceram o surgimento de “novas formas de vida evangélica”, dentre elas, os Movimentos Eclesiais e as Comunidades Novas, ou podemos chamá-las de Novas Comunidades.

Na década de 1970, as Novas Comunidades começaram a surgir na França e nos EUA, tornando-se um fenômeno mundial. No Brasil, as primeiras Comunidades surgiram na década de 80. Já, na década de 90, viu-se o surgimento de inúmeras Novas Comunidades, as quais, hoje, superam o número de 500 no Brasil.

O Concílio do Vaticano II pedia uma Igreja inserida no mundo, capaz de atraí-lo para Cristo e dar respostas aos desafios de seu tempo. Papa João Paulo II, na memorável Vigília de Pentecostes, de 1998, chamou os Movimentos Eclesiais e as Novas Comunidades de “providencial resposta do Espírito”. Isso porque, por meio das Novas Comunidades e Movimentos Eclesiais, leigos que se consagram a Deus, a partir de um carisma e sob o dom e a radicalidade dele, vivem o seu batismo de forma autêntica num mundo dilacerado pelo secularismo.(Fonte: cancaonova.com)