Sagrado Coração de Jesus Franca-SP

Segunda a Sexta-feira das 08h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00
Sábado das 08h00 às 12h00

1ª Sexta – feira do mês às 19h00 missa e Adoração ao Santíssimo
Dia 22 de cada mês às 15h00 e às 19h00 (Exceto Sábado e Domingo)
Quinta – feira às 19h00
Domingo às 10h00 e às 19h00

Capela São Lucas
Rua Natal, 800 – Jardim Brasilândia.

Segunda – Feira às 19h00
1° Sexta-feira às 15h00 missa e Adoração ao Santíssimo
Domingo às 08h30

Capela São Francisco
Av. Ricardo Alexsander de Andrade, 330 – Jardim São Francisco.

Terça – Feira às 19h00
1° Sexta-feira às 15h00 missa e Adoração ao Santíssimo

Capela São Paulo
Rua Gilberto de Aguilar,1381 – Jardim Paulistano I.
Quarta – Feira às 19h00

Capela Divino Espírito Santo
Rua Antônio Marcos, 3101– Jardim Palma/Éden.
Sexta – Feira às 19h00
Domingo às 19h00

Capela São Geraldo (Rural)
Paiolzinho – Furna dos Garcia
Missa: Domingo às 17h00

Descrição

Com o loteamento do Jardim Paulistano, nos anos 1980, na zona leste desta cidade, houve uma grande demanda de pessoas vindas de várias partes da cidade, incentivados pela facilidade em adquirir terreno em 36 meses a preço sem juros com 300 a 400 mt², além do Distrito Industrial que seria construído na região.
O então Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida (Capelinha) Frei Xavier Hernandes, iniciou uma comunidade eclesial de base nas casas já existentes com reunião e celebração. Logo em seguida, o Senhor Lupércio Taveira fez uma doação de meia quadra, contemplando 3 ruas, Gilberto de Aguilar, Mario Martins e Salvador Bernal Gonzales, para a construção de uma futura Paróquia.No terreno foi construída uma pequena Capela que era usada para todos os tipos de atendimento e celebrações.
A pedido de uma devota, foi colocado o nome de Comunidade Eclesial de Base Sagrado Coração de Jesus, acompanhada e assistida pelos Freis Agostinianos da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Juntamente com a Sagrado Coração, nascia a comunidade São Paulo, posteriormente, com o Frei Lauro, nasce a comunidade São Francisco de Assis no bairro São Francisco que foi loteado depois do Paulistano.A Capela Divino Espirito Santo, São Lucas e São Geraldo já existiam.
Com o progresso na região, esta comunidade do Sagrado Coração de Jesus, crescia rapidamente. Vale a pena destacar que grande parte da população vinha de outras regiões e paroquias, pessoas engajadas pastoralmente, que só veio fortalecer mais ainda o Espirito da comunidade Sagrado Coração de Jesus e demais capelas.
Os Freis Agostinianos, com o espirito de formadores, ajudaram muito na formação dos fieis que só crescia e se fortalecia comunitariamente, espiritualmente, formando consciência de uma possível criação da nova Paróquia, uma comunidade atuante buscando nos poderes públicos as melhorias para o bairro e região, inclusive na vinda das Escolas, UBS, Creches e demais ações sociais. Um destaque neste período, tudo foi sendo construído com serviços voluntários, inclusive UBS, rede de esgoto, ate casas para pessoas de baixa renda.
A Comunidade Sagrado Coração de Jesus sempre teve vocação ao social, trabalhando em parceria com a Prefeitura Municipal, acolhendo crianças e adolescentes em período contrario as aulas das escolas. A Comunidade sede o espaço e a prefeitura enviava monitores e lanches, e ajudava também  com a manutenção da comunidade. Depois este serviço se organizou, como Associação Católica beneficente Sagrado Coração de Jesus que esta ativa ate hoje.
No ano de 2010 o Bispo na época, Dom Pedro Luiz Stringhini, criou a área pastoral Sagrado Coração de Jesus, sendo acompanhada pelos Agostinianos, para preparar a futura Paroquia, sendo o Frei Wagno Broedel Palma, administrava, ajudado pelos Frei Sergio Peres De Paula e Frei Jose Roberto Mason. Depois com a saída do frei Sergio e Frei Mason, chegaram o Frei Raimundo Nonato e Frei Geraldo Inacio.
Em 28 de agosto de 2011 foi instalada canonicamente como Paroquia Sagrado Coração de Jesus, como reza o CDC Can.515, desmembrando da Paroquia Nossa Senhora Aparecida. A Paróquia Sagrado Coração de Jesus tem sua Matriz  a rua Gilberto de Aguilar 771, Jardim Paulistano, em Franca. Tem limites com a paróquia Nossa Senhora Aparecida, Santa Mônica e Santa Edwiges. A Santa Mônica e Santa Edwiges ao ser criada a nova paróquia passa a ter jurisdição, conforme as leis canônicas, sobre as seguintes capelas que também foram desmembradas da paróquia Nossa Senhora Aparecida, capela Divino Espírito Santo, a rua Antônio Marcos 3101 jardim palma/ Éden; capela São Francisco de Assis ,a rua Alexander Andrade 330 jardim são Francisco; capela São Lucas ,a rua Natal 800 jardim Brasilândia; capela São Paulo, a rua Gilberto de Aguilar n°1381, Jardim Paulistano 1; Capela São Geraldo Magela na furnas dos Garcia, Paiolzinho.
Teve como primeiro Pároco, Frei Wagno Broedel Palma OAR, Vigário Paroquial Frei José Roberto Mason OAR.
No dia 16 de fevereiro de 2014, foi nomeado como segundo Pároco, o Frei José Carlos Jacinto Barboza OAR, zelando pela Paróquia.
A partir do dia 05 de fevereiro de 2017, a Paróquia deixa de ser administrada pelos Agostinianos Recoletos, passando para ser administrada pelo 3º Pároco, Padre Ovídio Jose Alves de Andrade, Padre Diocesano. Neste mesmo dia foi apresentado o Diácono cooperador Everton Pereira, que irá atuar junto com o Diácono Maurílio Antônio da Silva, já pertencente a esta Paróquia.Com o Padre Ovídio José Alves de Andrade ficou o Frei Raimundo Nonato OAR como vigário  por um ano ,até a chegada do Vigário que iria substitui lo.No dia 04 de fevereiro de 2018 é empossado como Vigário Paroquial o Padre Juliano Gonçalves  Delgado,que ficou até o dia 12 de janeiro de 2019, e transferido para as Paróquias de Buritizal e Jeriquara. No dia 03 de Fevereiro de 2019 aconteceu a apresentação do padre Luiz Brentini como Vigário Paroquial.