São José São José da Bela Vista-SP

Bairro do Buritizinho
Missas: 1º, 3º e 5º  Domingo 9h

Descrição

Em fins do século XIX, o café começou a ser cultivado no Norte do Estado, atraindo grandes levas de famílias que, aos pouco, formavam pequenas comunidades. Nasceu assim, entre os Ribeirões Buritis e Lageado, o patrimônio de São José das Pitangueiras, onde foi construída uma capela em homenagem ao padroeiro São José.
Criação da Paróquia - Foi em 07 de novembro de 1899, depois da elevação do arraial a Distrito de Paz em 04 de novembro de 1899, que se criou a Paróquia de São José da Bela Vista com todas as delimitações geográficas e sua matriz “funcionando provisoriamente” na Capela de São José já existente, que era de construção simples e que “relembrava os antigos das fazendas d’ outrora”.
Essa capela fora em 1893 construída pelo Monsenhor Cândido Martins com o apoio e os esforços do Coronel José Esteves de Andrade, Capitão Anselmo Diniz, Sebastião Garcia Macedo, ilustres moradores dessa localidade.
Aos poucos São José vai tomando “ares“ de paróquia….
Instalação da Nova Matriz - No dia 1º de janeiro de 1940, Padre Dionísio toma posse da paróquia, e em seguida começa a providenciar o inventário dos objetos da mesma e a formação da comissão para a retomada da construção da nova Matriz.
No dia 5 de julho de 1941, Padre Dionísio dirige-se a São Joaquim onde compra os primeiros tijolos, Enfim chega o grande dia, às 9:30 h do dia 31 de janeiro de 1943, o Bispo auxiliar Dom Manuel, dava o início da benção da nova Matriz.
Padre Tobias deu início em 27 de maio de 1947, a construção da torre com seu término em 27 de fevereiro de 1948. Somente em 18 de Fevereiro de 1951 foi introduzido na torre os relógios, doação feita pelos moradores deste município.